sábado, 6 de março de 2021

Review: Preemptive Fear #1 e #2


Fanzines, fanzines, fanzines, quantas mais melhor. Hardcore Hoarders até ficam a brilhar dos olhinhos.

A Preemptive Fear surgiu no radar nas redes sociais em janeiro/fevereiro - ainda há utilidade para as mesmas -, ao ver uma publicidade a uma nova newsletter que tinha acabado de ser enviada aos subscritores. Newsletters? Adoro. click, click, click! Playlists, reviews, rápidas, whatever, estou in.

Dois e-mails depois sai e-mail a anunciar o novo número (o #2) da fanzine impressa, e claro que fui investigar. Gil Sayfan (Big Contest, Free Spirit...), Spark da Alemanha, e uns desconhecidos Wreckage e  O.N.E.. Os cromos da bola das fanzines que "sigo" a mandar props ao post foi sinal de alerta - pensem no Metal Gear quando o Snake era avistado.

Link na bio - click. #1 novamente disponível, com o Connor de Protester e o AJ de Stop & Think? Olá! Pack com o número 1 que não tinha com descontinho? Click, click, checkout, pay now. Feito!

Indo direto ao que interessa: as zines chegam, e layout como manda a lei. Mesma linha estética nos dois números, e aquela não rara evolução de primeiro número A5, segundo número A4. É tão melhor! Menos portátil, mas de resto, só prós. Já não é a primeira nem a segunda vez que o digo, mas A4 > tudo.

No primeiro número ficamos a saber a origem do nome (spoiler: LOJ), e abrimos com uma entrevista aos Generation, que não conhecia, mas que são uma banda de indie rock/punk com membros de Insist. Não fazia ideia, mas estão lá 3 dos miúdos que chegaram a tocar cá nas Caldas e em Lisboa.

Jungle Jamz é a secção que se segue, em que o Josh faz pequenas reviews aos discos que anda a ouvir. É fixe na medida em que não se foca só em novidades, e dá para recordar discos que gostámos e nos esquecemos, ou saber o que eventualmente perdemos.

Altura dos pesos pesados: Connor Donnegan fala do (fim) dos Protester e de Brain Tourniquet, onde também canta, e há lugar a entrevista ao Tom Pimlott de Rated X (e Violent Reaction, e por aí fora), que parece que está em TODAS as fanzines (o disco bateu, eh?), mas curiosamente esta entrevista foi feita ainda antes do LP sair, por isso o foco não é nele. 

Bitaites sobre melhores intros do hardcore? Siga. Para fechar entrevista rápida com 10 questões ao AJ de Stop & Think sobre o seu amor às fanzines e sobre o que tem lido. Rápido, eficaz, review feita.

Número #2. Aqui já passámos para outro campeonato. A4, maior, melhor, mais imagens, mais conteúdos, mais páginas. Depois de alguns textos introdutórios passamos direto para reviews a múltiplas fanzines (que me esfregam na cara que ainda não tenho a Gratitude, aparentemente das melhores que aí andam...), e logo a seguir uma entrevista aos O.N.E. (Overload of Natural Energy). A demo saiu na Advanced Perspective e editaram um novo EP em 2019 - não conhecia, fui ouvir, é "diferente" (scratch aqui e ali?!), mas entrou! Dêem uma chance.

Jungle Jamz retorna neste número para mais recomendações de discos - props pela lembrança da demo de Last Straw (LP a caminho em 2021!)

Entrevista ao Andy Villahuer de Spark, boa banda alemã que partilha membros com a maior parte das bandas boas do presente e passado recente da cena germânica (Night Force, Coldburn, Skaggs, Domain, Spirit Crusher...). Tudo dito, certo? O último lançamento foi um split com os Chain Reaction, ouçam que é bom. Entrevista em três páginas A4 = sumo.

Fanzine de ínicio de 2021, made in Europe, de um tipo straight edge só pode significar uma coisa = review ao LP de Rated X. Disco "edge" mais importante desde o LP de No Tolerance? Eu digo que sim. Debate me. Há mais reviews a discos, maioritariamente >2015. A review ao último disco de Sick of it All está engraçada - e diz umas verdades.

Não conhecia os Wreckage, mas são do Connecticut e parece que terão um split com os Last Straw que falei ali atrás a sair em breve (talvez!?). Ainda não tive tempo de ir ouvir, mas pelo que eles dizem ser influências, devo curtir. Se não gostar é porque são uns aldrabões.

Reedições de material promocional de Raw Deal em fanzines em 2021? Sim, todos os dias. Novamente o debate sobre melhores intros? Sim, todos os dias (literalmente). Boa entrevista ao Gil Sayfan sobre o passado (Free Spirit) e sobre o presente (Big Contest, Zeel). Alerta CM: Free Spirit não era banda SXE. Bom! Para fechar write up sobre Iron Age e 10 questões com o Grady Allen de Anxious e One Step Closer.

Para sumarizar, sou fã quando há esta evolução de um número para outro - em que tudo é maior e melhor. As entrevistas são todas boas e vê-se que houve estudo do assunto para não serem só as questões do costume ("quem são, porquê, o que é que querem para o futuro?"). Tenho de começar a inventar uma escala para estas reviews, mas está vai para o A+++ Recommended (props eBay quando os portes dos EUA eram baratos. sdds).

Podem adquirir os dois números num pack único no Bigcartel. Com portes fica-vos a pouco mais de 10€ (são e salvo de alfândega) - podia ser pior.

Bigcartel

O Josh ainda gere um website onde vai pondo recortes de zines antigas, num excelente trabalho de curadoria. Muita coisa boa! Outra opção é seguir a PF no Instagram onde vão saindo as novidades e têm link para subscrever a newsletter..

https://preemptivefearpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário