segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dica da Semana #4

O ano é 2017, e ainda há quem faça o impensável. Há malta que ainda compra discos! E cassetes. Emalta que se dá ao trabalho de mandar vir coisas do estrangeiro para poderes orientá-las a um preço mais apetecível a restantes apreciadores do que de hardcore e punk se vai fazendo por todo o lado! Na Dica da Semana, uma data de editoras/distros sugerem um dos produtos que têm à venda, num misto de dar-te a conhecer coisas novas e a tentar fazer com que abras a carteira.
Wayfarer - Letumus Cathari
Wayfarer não são só aqueles óculos de sol pausados que toda a gente representa no Verão. Antes dos xRepentancex terem quase sozinhos voltado a colocar o vegan edge metalcore europeu no mapa, vários membros da banda tocaram nos Wayfarer. Esta banda que muito prometia lançou em 2010 este disco em formato picture disc, e pouco depois de lançar um split com os Rot In Hell desapareceu misteriosamente. Como o mistério aguça o apetite, fica este testemunho de que existiu hardcore no Reino Unido antes da nova vaga aparecer e revirar tudo como um tornado. 

Se curtes bandas à Integrity, a discografia da Carry The Weight Records, picture discs com imagens medievais e montanhas com neve este disco é para ti. 7€ que valem o peso em riffs. Podes ouvir o disco no bandcamp da CTW. 

Tiago - backwashrecs@gmail.com // Backwash Records

Natterers - Demo 2016
Os Natterers são mais uma prova que do UK só têm saído bandas do caralho. Com letras straight to the point, sempre rápido, voz incrível, riffs simples mas com solos e pormenores bem fixes, power!!
 
Com a demo lançada em tape o ano passado, ficou tudo a chorar porque 100 cópias revelaram-se poucas. A Flexipunk (Boss Tuneage Records) fez o favor de lançar um flexi verdinho (que soa bem!) com um artwork novo, letras e tudo mais. Para quem não conhece a Flexipunk, dêem uma olhada - só lançam cenas de bandas novas, normalmente as demos/promos, tudo em flexi, super barato e as escolhas deles têm sido on point. Krimewatch, State Funeral, Obstruction, entre outras (tenho quase tudo na distro também).

Ainda este ano, deve sair algo novo de Natterers, pelo que andei a ver um LP, mas por enquanto é a demo. Para quem gosta de punk/hardcore rápido, com feeling old school, músicas com menos de dois minutos e miúdas a gritar. 4 paus.

Ricardo Pinela - ricardopinela@bigearsrecords.net // Big Ears Records


Mindset - Leave No Doubt
Se vamos falar de bandas straight edge desta década, é impossível não referir Mindset.

Depois do vácuo que se criou com a extinção dos Have Heart em termos de bandas edge que: 1) não tinham só letras do pregar a missa/elitistas, 2) não tocam só youth crew ou roubam/reciclam descaradamente cenas do passado; os Mindset para mim foram como que uma lufada de ar fresco (podia-se aqui debater potencialmente uns Down to Nothing, mas esses só tocam quando Terror está de férias).

A energia é palpável e contagiante, as músicas são curtas e bem doseadas entre groove e agressividade, as letras são directas mas bem construídas, a tocar em temas não tão comuns como a depressão/saúde mental mas com um toque de positivismo e luz ao fundo do túnel, e sempre a puxar o sing along.

Tive a oportunidade de os ver uma única vez ao vivo e foram uns trinta minutos que valeram cada gota de suor. Mesmo para um gajo como eu, que de straight edge não tenho nada, a universalidade da mensagem e da energia dos Mindset ficou-me marcada. Ainda os oiço regularmente no ginásio quando preciso daquele “empurrão” depois de um dia de merda.O “Leave No Doubt”, o único álbum que lançaram, e o EP de despedida intitulado “Nothing Less” estão ambos disponíveis na nossa Distro ou Discogs.


Emanuel Matos - info@juicyrecs.com // Juicy Records

Sem comentários:

Enviar um comentário