sexta-feira, 18 de agosto de 2017

News Flash: agosto 2017

O hardcore não tira férias, mas eu tiro. Mas entretanto a praia ficou para trás e o escritório já matou as saudades que tinha de mim. Em baixo o update mensal, com muito disco/tape nova de qualidade, e dicas para marcar na agenda num setembro que promete.


Novos Lançamentos



Freedom - Never Had A Choice 7" - Finalmente novidades dos rapazes de Detroit. Desde 2015 sem editar nada, aí está o follow-up ao USA Hardcore, que para mim esteve no pódio de melhores discos desse ano. Som a fazer jus à fama da cidade, rough shit! O Rafa esteve no This Is Hardcore e avalia o set dos Freedom como o melhor do festival. O Bica aprova com referências aos igualmente detroitianos Cold As Life e a early Madball. Queres melhor selo de qualidade?

Fireburn - Don't Stop The Youth 7" - Jah bless, burn Babylon. Disco completamente caído do céu e sem aviso, os Fireburn são compostos pelo Todd de Nails, o Todd Youth (Warzone e mil coisas), o Nick de Knife Fight e o Israel I, um dos substitutos do HR em várias fases da vida dos Bad Brains. E aqui é imperativo falar dos BB, não fosse esta banda um ripoff/homenagem superiormente bem feita à lendária banda. Tás a ver aqueles gajos que vêm a Portugal todos os anos como a "banda de covers oficial dos Queen"? Estes podiam ser algo do género, mas não são. Dos discos essenciais a reter em 2017.

Field Agent - The Voice Of A Few CS - O Fábio vendeu-me isto como "a melhor demo do ano". Não que desconfie do bom gosto que lhe reconheço, mas vamos ter calma. Até porque isto anda com uma rotação que parece que todos os meses esse posto é destronado. Mas vamos lá ver: gravação chunga captada no ensaio? Check. Youth crew com as mudanças de tempo cliché? Check. #renteaochão? Triplo check. Veredito final - Curto gravações chungas, mas este som direto tá muita macaco, a bateria parecem latas a bater (deviam ter aprendido com os Rampage). Demo do ano? Nepia, só neste post há duas que ganham: Illusion e Wise. Vamos ver o que o futuro nos reserva quanto a esta banda. Se houver 7" já fico satisfeito.



Illusion - Demo CS - Ouve isto. Ouve isto. Ouve isto. A sério, faz um favor a ti próprio e ouve isto.

Wise - Demo 2017 CS - Hardcore sempre foi de modas, e agora parece que este revivalismo do youth crew da viragem dos 80's para os 90's está para ficar. Fury desbravaram um bocado o mato, e abriram caminho a uma nova vaga que está aí cheia de vitalidade. No meio de tudo esta demo salta à vista. Produção, voz, riffs. Se és daqueles que não tem paciência para ouvir tudo, está está no topo da shortlist do que deves ouvir.

Limp Wrist - Façades LP - Dispensando apresentações, o Martin e amigos estão de volta com mais um assalto aos teus ouvidos. E aquela viragem no fim do disco...

Rapture - I Glorify 7" - Já não é a primeira nem a segunda vez que falo nos Rapture por estes lados. Banda do Reino Unido com uma vocalista, já se nota a rodagem que a banda foi adquirindo desde a demo (e daquele show que presenciei). No início do mês fizeram uma tour de uma semana pela europa com os germânicos Domain. Quanto ao disco? Bem fixe! Quality Control HQ sempre forte nos lançamentos. NWOBHC ainda é a dica. 

Vantage Point - BHC Promo - BHC? Boston Hardcore...Promo? "You had me at hello", como diz a René no Jerry Maguire (laaaaame!). Capa em dia, a dar a dica das influências para já saberes ao que vais. #renteaochão approved

Podcast El Inquisidor


Começou por ser um dos canais do Youtube por mim subscritos para estar a par das novidades, sendo que o rapaz levou as coisas um passo à frente e passou a lançar com alguma frequência um podcast em que para além de meter malhas fresquinhas vai comentando notícias, bandas e introduzindo alguns conteúdos mais temáticos. Prepara bem os ouvidos e foca-te que aquele castelhano rápido pede-te atenção redobrada. E dá sempre para dar aquela risada na maneira deles dizerem o nome das bandas. Há página no Facebook que podes seguir aqui.

Tony Rettman - Straight Edge: A Clear-Headed Hardcore Punk History


O Tony não pára, e depois da história do hardcore em Detroit e Nova Iorque, o novo livro é sobre o straight edge. Gosto da forma dele contar as histórias, colocando as personagens que foram parte ativa como ponto central, sendo estas verdadeiramente quem narra os acontecimentos. Desde as personagens óbvias dos primórdios, do radicalismo dos 90's, revivalismo dos 2000 e bandas atuais, parece que está tudo no sítio para ser uma ótima leitura. O livro só sai em novembro mas circulam alguns excertos na net.

Concertos


Sem comentários:

Enviar um comentário