segunda-feira, 20 de abril de 2020

Review: Why Be Something That You're Not - Detroit Hardcore 1979-1985 (2010) de Tony Rettman


Why Be Something That You're Not [Detroit Hardcore 1979-1985] de Tony Rettman 
(Revelation Records Publishing)

Ponto assente é que adoro livros sobre Punk e Hardcore. Felizmente, nos últimos anos, têm sido editados cada vez mais, quer sejam auto-biografias ou, como neste caso, um livro sobre uma cena específica. O Tony Rettman é um dos autores que mais activo tem estado nesta frente. Este foi o primeiro livro que publicou já em 2010 e foi editado pela Revelation Records. Se havia um livro clássico, que quase toda a gente lia quando comecei a ter contacto com a cena Hardcore no final dos anos 90, era o "All Ages", que também editado pela Revelation, uma das editoras mais influentes de sempre. 

Neste caso particular, o livro foca-se na cena Hardcore de Detroit, abordando igualmente a cena do Midwest norte-americano. Isto é história!! Só de pensar que há pouco mais de 40 anos nada disto existia tenho um mini AVC. Não me vou alongar muito sobre o que está no livro, mas podem contar com vários testemunhos de pessoal que esteve lá activo durante os anos iniciais, quer na Touch And Go fanzine/label, quer por serem membros de Necros ou Negative Approach, bem como inúmeros flyers e recortes de fanzines, etc. 

É engraçado ver que a história é mais ou menos parecida nos vários pontos do mundo - putos a fazer cenas para putos. 

Este livro vale mesmo a pena para conhecer uma cena que acabou por ficar um pouco para segundo plano, mas que também teve a sua devida importância e influência. 

(8/10)

Sem comentários:

Enviar um comentário