sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Review: Your Demise + Betrayal + Coldburn @ Dynamo, Eindhoven


Se há uma coisa que a Holanda não tem (para além de comida de jeito e bom tempo) é muitos concertos de hardcore. Se os há, devo ter vindo numa má época. Acontece que o único concerto nas redondezas a ter evento desde o dia que cheguei, calhou exactamente um dia depois de o Tiago (o mê moço, não o Gil) ter chegado. Ou seja, melhor visita do mundo + companhia para ver Coldburn. Mega check!

Os bilhetes estavam comprados há quase um mês e ainda bem, porque esgotou. Esqueci-me de referir que apesar de o nosso entusiasmo se dever ao facto de irmos ver Coldburn, os cabeça de cartaz eram os Your Demise. Mas voltaremos a eles mais tarde.

Assim, no dia 9 de Outubro pusemo-nos a caminho de Eindhoven, uma viagem de hora e meia de comboio desde Roterdão. O tempo estava chocho, o que não é novidade, mas isso não nos impediu de aproveitar o tempo de espera até às 19h30 para conhecermos um bocadinho da cidade e comer umas patat. Apesar de a primeira impressão não ter sido muito boa, a cidade revelou-se bem engraçada, com um grande parque que incluia um watermolen bem ao género de postal. Para além disso, as pessoas eram simpáticas(!!) e o tempo ainda nos presenteou com uns raios de sol.


Chegada a hora, entrámos no Dynamo. Condições brutais, quem nos dera ter um espaço assim. Maquina de trocos, cacifos para deixar as mochilas durante o concertos, casas de banho limpinhas, um espaço muito design ahah. Parámos para ver o merch e ao saber que eramos portugueses, o tipo do merch de CB perguntou logo pelo Congas: “Do you know Ricardo? Everyone knows Ricardo” e convidou-nos para aparecer no final do show e falar com a banda. Um bacano!

A sala era muito fixe e parecia ter as melhores condições. Tudo micado, monitores com fartura, sistema de luzes de fazer inveja e palco baixinho como se gosta. O público parecia dressed to impress e bastante novinho, mas neste país é complicado deslindar – são todos super altos e imberbes – ou quando a têm é em grande quantidade e styled – o que torna as idades uma incógnita.

No entanto, pelos vistos, dá deus nozes a quem não tem dentes, e o som estava uma merda. O show de ColdBurn foi muito bom. Os gajos são brutais em palco, começaram com a Love Left Me com participação especial do amigo do merch e nem o buraco gigante no público fez com que abrandassem o ritmo. O som da voz estava sempre a falhar mas eles continuavam, acompanhados por uns tugas todos contentes. Passaram pela D.T.E e pela When The Sun Is Dreaming Quietly mas os holandeses só pareciam ligar nos momentos de breaks e com isso ganhei um nariz novo – ao menos foi logo no final da última música.

Betrayal foi uma surpresa, não conhecia. A representar L.A, o vocalista usava grillz e os restantes membros tinham todo o ar de truck drivers. Welcome to America! Houve sem dúvida uma maior adesão a este som mais “durão” que pedia singalongs nos refrões mais conhecidos e ao mesmo tempo pancadaria nos breaks constantes. Punk-hardcore tipicamente americano, sem trazer nada de novo mas apresentado sem falhas! Das 3 bandas da noite, esta tinha o vocalista mais experiente e seguro, o que garantiu um bom espectáculo.

Depois… último show de Your Demise. A banda mais esperada pela grande maioria da casa, esgotada com cerca de 200 pessoas. Retiramo-nos para o andar de cima de modo a apreciar a vista geral, já adivinhando de antemão o que a banda sem Noble tem para oferecer. Não sei o que dizer sobre o vocalista actual e acho que os restantes membros da banda, que se entreolhavam durante o show , contendo o riso, também não. Mas aposto que ele é fã de Limp Bizkit, e se não é disfarça bem – que moves!

O público, no entanto, estava ao rubro! E não posso deixar de elogiar o facto de terem posto a sala toda a cantar, puxando o público para stage dives, invasões de palco incluindo uma fotografia de grupo. Animação total, sem dúvida, só que… não é a minha cena, continuo sem conseguir compreender a “These Lights”. Das malhas antigas, apenas tocaram a “Burnt Tongues” do álbum “Ignorance Never Dies” e o gajo não tem pujança para aquilo. A malta que lhe roubou o microfone tinha mais projecção de voz que ele. Mas, de uma forma imparcial, aposto que foi um daqueles shows que os fãs da banda hão-de se lembrar sempre, cheio de animação e cantoria, mas mais numa onda de banda de pop-punk.

Pessoalmente, este Farewell Show de Your Demise já devia ter acontecido há muito muito tempo. I mean, ninguém os avisou que duram há “tempo djimais?”

Quando terminou, passámos na banquinha do merch, não nos esquecendo do convite feito no início da noite. A malta de Coldburn é altamente e entre conversas ainda se falou sobre idas a Portugal. Quiçá! Antes de sairmos para apanhar o comboio ainda deu para uma foto de grupo, que aqui vos deixo! 


Voltamos a Roterdão cansados e doridos, com a sensação que a viagem tinha valido a pena e dando um início aventureiro a uma excelente semana que se seguiu!

Review por Bárbara Sequeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário