domingo, 3 de agosto de 2014

Coluna: PMA e 90kg de ferro (Leandro Afonso)

...e para acabar o fim-de-semana em beleza, nada como um guest post do Sr Leandro Afonso - am I right, or am I right? Então com este solzinho a bater de chapa o que a malta mais quer é andar a puxar pelo cabedal. Uns ficam gordos, outros mandam boa paleta e andam saudáveis que nem carapaus. Take care of yourselves, yo!


Nunca liguei muito a Bad Brains mas desde sempre no hardcore que o PMA (positive mental attitude) me fez sentido. Lembro-me bem de ir a concertos de Sannyasin e sair de lá bem disposto devido a todo o positivismo que envolvia a banda, mesmo quando os assuntos não eram os melhores. Uma coisa que o hardcore me ensinou e que ainda hoje mantenho afincadamente é que nós somos donos da nossa própria vida e nós escolhemos o que podemos fazer com ela e transformar toda a nossa energia em coisas positivas. Não é a sociedade que dita as regras nem os nossos pais nem o nosso patrão, somos nós! Claro que depois temos que arcar com a consequência dos nossos actos, mas é por isso que temos uma consciência e fazemos o que achamos ser o melhor para nós respeitando quem nos rodeia.

Talvez devido a ser straightedge que sempre mantive a máxima ”corpo são, mente sã”. Nada que umas boas horas no ginásio não resolvam, principalmente alguns problemas que o cérebro teima em não deixar em paz. Claro que é óptimo passarmos tempos infindáveis em frente ao computador ou à televisão e comer tudo o que nos apetece, mas todos nós sabemos os malefícios que isso pode provocar a longo prazo, desde problemas com o peso, coração, diabetes, estômago, ossos e em último caso o aparecimento de células cancerígenas que se desenvolvem mais depressa se tivermos um estilo de vida sedentário em que a alimentação não é o melhor exemplo. Claro que nem todos temos propensão para que isso aconteça, mas infelizmente não temos o nosso código genético à frente para sabermos que tipo de doenças poderemos vir a ter e como tal, mais vale prevenir. Porquê arriscar? A meu ver não compensa.

Existe uma quantidade infindável de ginásios por esse Portugal fora a bons preços, mas compreendo que com esta crise toda, qualquer dinheiro extra que saia do orçamento normal já seja uma dor de cabeça. No entanto, com a internet, já nada é uma desculpa. Há excelentes vídeos no YouTube sobre fitness e treinos em casa, com e sem pesos. Também há sites, tipo o bodyrock.tv, que tem boas rotinas diárias para nos mantermos em forma e ganharmos uma boa resistência e força! E claro, nada melhor que umas corridas de vez em quando para aumentar a resistência e fortalecer os ossos. Não vou falar de suplementação nem tipos de treino, porque isso já depende muito de pessoa para pessoa e aí teria que fazer um texto enorme e acho que não vale a pena, para já, o que interessa é que se comecem a mexer!

Sou apologista de se fazer desporto mesmo estando doente! Parece que nos curamos mais rapidamente, o que não é totalmente errado ou desprovido da realidade. Ao fazer um treino físico intenso estamos a estimular todo o nosso corpo e produzimos mais glóbulos vermelhos e brancos que nos vão ajudar a combater qualquer doença, além de ser libertada endorfina no cérebro, que nos faz sentir bem e melhora a memória e o bom humor e ainda melhora o sistema imunológico e alivia as dores. Só pontos positivos, hum? Claro que não estou a dizer para irem treinar no duro quando estiverem com 39 de febre, há que fazer as coisas com moderação e conforme a nossa disposição física para tal.

Não há nada melhor que o desporto para nos dar um reality check sobre nós mesmos. Ensina-nos a ser humildes e a respeitarmos o nosso corpo. Se temos dores é porque algo está mal e há que descobrir a origem do problema, se abusamos no treino vamos ficar mais tempo parados para recuperar do que a treinar, logo ensina-nos a ser humildes e a manter o nosso ego na linha. Faz-nos querer comer melhor, liberta-nos do stress do dia-a-dia e torna a nossa mente cada vez mais forte enquanto o nosso físico vai crescendo e começamos a ter cada vez mais PMA porque acreditamos mais em nós. 

Todas as pessoas que treinam sentem um aumento na auto-estima, auto-confiança e prazer de viver devido a todos os processos químicos no nosso corpo resultantes do treino que fazemos. Se levarmos o corpo até ao limite todas as situações difíceis que nos aparecem diariamente vão certamente parecer bem mais fáceis, nada custa mais do que bater os nossos recordes pessoais enquanto fazemos exercício físico naquele ponto em que ficamos com o corpo todo a tremer e a respirar tão ofegante que nem conseguimos pensar. Mas à medida que o corpo se desenvolve e a saúde melhora, também melhoram a força e saúde mental. Treinar é uma óptima maneira de atingir o equilíbrio entre corpo e mente.

“The Iron never lies to you. Friends may come and go. But two hundred pounds is always two hundred pounds.” – Henry Rollins

Sem comentários:

Enviar um comentário