quarta-feira, 26 de junho de 2013

Playlist da Semana #40

(Quase) Todas as semanas, a Playlist da Semana. Porque no partilhar é que está o ganho. Desta vez à quarta-feira, e com o Bruno novamente como convidado. 'Cause we craaaazy.


Piece By Piece -Self Titled - Esta era a banda do Nick Jett de Terror até deixar crescer aquela gadelha e se dedicar a fazer filmes a cheirar rabos de damas gostosas. Este é o LP que saiu em 2010 e que acho que o Pontes da Salad Days ainda lá tem uma cópia perdida. Lembro-me que quando Terror cá vieram tocar da última vez quando ia a bazar com o Miguel encontrámos o gajo sozinho, meio perdido em Cacilhas de telemóvel no ar e perguntámos se ele precisava de alguma cena e a resposta foi "Just looking for Wi-Fi, thanks dudes!". Curtam aí o video deles em 2004 no Sink With Cali, em que o Nick começa o set a dizer que está a vender um Toyota Camry, só naquela de existirem potenciais interessados no meio do público.

Perspex Flesh - Ona - Depois de ouvir falar na banda de há uns tempos para cá só esta semana acabei por fazer o download do primeiro ep destes tipos do Reino Unido. Quatro malhas de hardcore rápido com produção bem crua a lembrar clássicos do hardcore norte-americano do início dos anos 80, como é palavra de ordem nas bandas da Video Disease. Como termo de comparação, pensem talvez nuns Hoax, Crazy Spirit ou GAG, com muito menos fritaria e maior percentagem de hardcore na veia, mantendo aquela sujidade saudável.

Princess Chelsea - Lil' Golden Book - Não sei que género é este, mas muito provavelmente enquadrar-se-à em alguma trend meio hipster/Primavera Sound/sou bué alternativo, mas a voz angelical desta miúda cativou-me. Isso aliado a um instrumental bem chill fez de mim um ouvinte.

Power Trip - Manifest Decimation - A banda thrash metal da cena hardcore. Novo disco saído há um par de semanas na Southern Lord, e daqui dá para depreender que estes miúdos do Texas estão a crescer a olhos vistos. Se curtem circle pits e headbang até ficarem com o pescoço dorido ouçam este disco.

Shipwrecked - The Last Pagans - Early Boston Hardcore made in Scandinavia. Underrated. Top discos de 2012. Chapada na tromba.

Lion of Judah - Soulpower - No outro dia acabei a falar desta banda com o Sam e o Bruno, a propósito do show que eles cá deram e dos discos da banda. Fui dar o refresh na memória e isto é mesmo fixe para meter como pano de fundo e relaxar um bocadinho enquanto se termina uma tarefa qualquer, nomeadamente a conclusão desta playlist.


Força Interior - Espírito Jovem - Num passeio com o Peter, acabámos por passar no sítio onde ele tocou ao vivo pela primeira vez, daí começou a história. Cheguei casa e não resisti em meter Força Interior a tocar.  Desde que comecei a curtir hardcore que nunca parei de procurar bandas, tentar encontrar um contexto para as mesmas, tentar saber histórias.. Com a "Sk8 não é crime", Força Interior deve ter sido das bandas que veio ao meu encontro mais rapidamente. Skatistas do hardcore e o cacete...

Até para mim que sou um meia leca o tempo vai passando. Nunca mais insisti muito com a banda, talvez por estar sempre à procura de brinquedos novos  acabava por não brincar muito com os velhos. Mas como boa criança, há sempre um dia em que tens de brincar com aquele brinquedo mais especial.

Apesar da qualidade de gravação, a voz cantada e a clara intenção de passar uma mensagem fazem com que as letras se percebam perfeitamente,  o que é a melhor qualidade do álbum. Letras que dissipam completamente o conformismo que o "abuso na parte instrumental" trouxe ao hardcore. Quem é que sabe as letras de Backtrack? Eu gosto da banda não me interpretem mal. Quem diz Backtrack diz um monte de outras bandas novas. Não quero ser aquele parvalhão que diz que não és do hardcore se não fizeres singalong quando tocam "aquela cover" nem nada disso, isso é ridículo, se hardcore é decorar um número N de letras, i'm out! Para decorar merdas já ando eu na escola, mas pelo menos ler (nos casos em que não são propriamente percetíveis) e tentar perceber o que é dito. Concordar ou discordar. Aqui não há chance. Por muito que queiras curtir a parte instrumental, vais ter uma voz a cantar na tua língua coisas que não queres ignorar. Todo o espírito do álbum, espírito jovem e livre. Adoro isto. Escrevi isto a ouvi-lo. Parou e voltei a metê-lo. Chupa! Sozinho ninguém aprende.

Era aqui que metia uma quote das letras do álbum, mas sou demasiado indeciso, principalmente quando há tanta coisa escrita aqui que devia ser lida. Metam vocês nos comentários! 

Ill Bill - The Grimy Awards - Disco mais recente. Já tinha colado um bocadito quando saiu, esta semana aproveitei o facto de estar de volta às Caldas e ter uma casa só para mim & umas colunas decentes para meter isto a dar bem alto. Tive aí um primo pequenito que parecia também estar a curtir enquanto jogava xbox, só fazia macacadas e mostrava os dentes de leite, parecia um macaquito. Tá genuinamente bom! Boas participações também!

Stop And Think - Both Demos - Aí numa discussão com uns velhotes quanto ao melhor lançamento da Lockin' Out, apareceu este disco como número um. Embora essa opinião não seja partilhada por mim, tenho de admitir que é um abuso do caraças. Mas também, o que é que não é um abuso que tenha vindo da Lockin' Out?  A verdade é que esta semana ouvi mais este que qualquer um dos outros (e não é nada fácil bater Mental).

Gang Green - Another Wasted Night - Não sei se tenho bem uma justificação para este álbum.  Oiço regularmente, esta semana não foi excepção...
               
Desculpem se me foquei muito num álbum, mas teve mesmo de ser. Ouvi também bastante Mainstrike - No Passing Phase, Ten Yard Fight, Disengage e aquele disco do Inspectah Deck, 7L & Esoteric - Czarface. Desculpem se não vos dei nada de novo e só falei de cenas antigas.

Sem comentários:

Enviar um comentário