quarta-feira, 24 de julho de 2013

Discos Trocados: Spazz & Charles Bronson/ Portraits Of Past

(Quase) Todas as semanas trocamos um disco entre nós e falamos um pouco sobre o disco que nos calhou - tanto pode ser um clássico como uma porcaria autêntica, mas é aí mesmo que está a piada.

Agora em modo "amigo secreto", mas com a premissa de sempre. Desafiámos duas pessoas a trocarem um disco entre si, sem saberem quem são. Os convidados desta semana são o João Medley (One Last Struggle/ Bang Yer Head Distro) e o Gonçalo Marques, vocalista de Holder.

João
Spazz/ Charles Bronson - Split (1995)

Não é preciso muito mais que 8 minutos (os Spazz só precisaram de 3 minutos) para distribuir chapada e fazer-nos recordar dela. Powerviolence como se quer e tocado pelas duas bandas que mais deram que falar nos idos anos 90. Blastbeats a torto e a direito? check! Samples de filmes? Check! Se queres música lenta, estás a ouvir o disco errado.

Se por um lado temos umas letras mais politicamente focadas (só aquela dica na Uniform "violence enforces the law/brutality boosts the ego" já põe um gajo a pensar), por outro temos humor a montes, títulos de malhas como "Charles Bronson Will Not Turn Into A Band" ou "I Lied When I Said I Liked Your Zine" parece que retratam problemas dentro da cena hardcore de Illinois da altura. Confesso que demorou um bocado até entrar no mood para ouvir este disco, mas valeu a espera.

Gonçalo
Portraits of Past - Self Titled (1996)

Acabei de chegar do café, já se faz tarde e a rotina é sempre a mesma: acabar a noite com um som calmo que me vá embalando até resolver ir dormir. Agora, sem saber bem para o que ia, meti a tocar o disco que me propuseram. Escorregou bem, screamo com toque a fresco, hardcore desconcentrado e em pânico. Comecei entusiasmado com o disco, introdução lenta a fazer lembrar uma perturbação à Swans até partir para os ritmos avacalhados do screamo. Não conhecia nada desta banda, procurei e vi que eram obra da Ebullition: a mesma label de outras duas das minhas bandas preferidas (e das poucas que conheço) dentro do género - Orchid e Yaphet Kotto.

Gostava de ter tido um disco que me fizesse puxar de referências. Fazer umas comparações, mandar umas piadas sobre os beefs do Rick Ta Life... De qualquer das maneiras acabei por conhecer uma banda nova e caíu bem ao final da noite. Ouçam mais screamo, mais emo dos noventas e vejam o bicho pegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário