terça-feira, 7 de maio de 2013

Review: Comeback Kid + Reality Slap + Death Will Come + Northern Blue @ Rep. Música, Lisboa


Saí de casa eram umas 3 e tal da tarde, ia ter com o puto Bruno para dar uma olhada na Feira das Almas, sendo que estávamos ambos ainda indecisos quanto à ida ou não ao concerto à noite. Soube dessa feira graças ao Frodo que tinha metido um post no facebook, e assim mudei os planos para a tarde, em vez de ir para casa do Bruno jogar Xbox sempre fomos apanhar solinho.

A dita feira fica ali nos Anjos, num spot que é um granda abuso e onde se faziam umas festas/shows bem à maneira, havendo possibilidade. Vendia-se de tudo, de roupa modificada, a joalharia, prints, artesanato em vinil e discos de vinil...boa colecção de heavy metal, mas estar a largar pelo menos 15€ por reedições todas comidas foi mesmo no can do.Estava lá o André a vender umas coisas, e ainda trocámos dois dedos de conversa. Para além de estar BUÉ malta no espaço (e MUITA miúda gira), o sítio era mesmo fixe, com um barzito noutra sala mais escondida. Quando bazámos parámos no RDA, onde um tipo brasileiro começou a conversar connosco e acabou por nos levar a conhecer o espaço, enquanto falava da vida em Portugal e fumava maconha. Depois chegou outro amigo que fez basicamente o mesmo. No regresso à Alameda passámos num supermercado indiano mesmo fixe: "tudo a 1 euro". Dois chocolates Crunchie? 1€. Garrafa de 1,5l de Fanta de Uva? "Pode ser um euro também". O tipo já queria que levásse-mos a loja toda, mas só lhe demos a ganhar dois euritos...

Bom, no regresso ligo ao Machado para conferir horários e preços. 15 euros. O puto foldou. Fomos comer ao já habitual kebab na Morais Soares e bazei para o metro, sozinho, direito a Alvalade. Mal saio da estação estão umas canadianas que aproveitam a boleia até ao show. Engraçadas, mas daquelas que o melhor era pedir BI primeiro que isto já se tem idade para se ter juízo.

Bastante malta à porta, fixe encontrar o João de Shitmouth ali, parece que houve mini-excursão do Porto para o show. A seguir, report de Istambul pelo Leo e mais uma conversinha com quem por ali se encontrava. Passado um bocado iam começar os Northern Blue e entrei para o fogãozinho. Sim, que ia-se suar muito durante o resto da noite...

Já tinha visto a banda duas ou três vezes, não é o meu tipo de som, mas é inegável que eles tocam que se farta. O Raykar ia falando um pouco com o público entre as faixas, um bocado a dar lições sem querer ser professor do que quer que seja. Espero que alguma coisa tenha entrado. A música não é propriamente a mais dançável, por isso a malta estava um bocadinho apática, com um headbang meio receoso de alguma miudagem.

Death Will Come eram os seguintes no cartaz. Nunca tinha apanhado a banda ao vivo, e para ser sincero pouco conhecia, no entanto, do que tinha visto (fotografias) e ouvido (tocavam cover de Beastie Boys) estava à espera de uma cena porreira. A formação está diferente, nem que seja porque vi o Jofy na voz e sabia que ele tocava guitarra (?),  mas pela conversa parece que houve malta a emigrar e foi necessário uma remodelação na casa. Agora o que me chateou profundamente foi a apatia do público. Música para mosharem, para andarem ali aos pinotes e...nada! Cover de X-Acto, "Uma Só Voz", e estão oito macacos a cantar e o resto a olhar para o boneco. Epa...ninguém é obrigado a conhecer ou a gostar de X-Acto (quer dizer...), mas fez-me uma confusão do caraças. Com direito a mega cratera em frente ao palco e tudo. O Jofy bem tentou meter a malta à cacetada, foi para o meio do público em algumas das faixas a ver se agitava as águas mas nada, tudo sossegado.

Já estava a contar com um filme parecido em Reality Slap, mas vá lá, aqueceu um bocado, ainda que não tanto como o tamanho da sala e o mar de gente que a ia compondo poderia fazer esperar. O concerto foi ok. O som estava meio marado, cheio de ecos na voz, mas a sala também nunca foi conhecida pela sua superior qualidade sonora...Ah, e Leo a moshar = tudo a afastar.

Bom, mas a sala apinhada esperava era pelos Comeback Kid. Eu tinha colado na banda na altura do primeiro disco, não fui ao show deles na altura (e tinha-me acabado de mudar para bem perto da sala, em Campolide) e após o segundo disco desliguei. Não fui dar o estudo prévio, e durante o set reconheci praí três ou quatro malhas, mas isso não me impediu de me divertir que se farta. Desde já, as minhas mais sinceras desculpas às cabeças que me serviram de passadeira, mas quando o Calisto me eleva bem no meio do pessoal a pés juntos, ou caía no chão ou caminhava sobre vós...eu sei que vocês curtiram, "é hardcore". O vocalista era meio pãozinho sem sal, lá ia agradecendo e dizendo que estavam bué expectantes com o show em Portugal, mas não era muito sorridente, e a voz do gajo também estava meio sumida. A malta tuga é que estava toda craize, mil dives (afinal ainda os há!!), dives das colunas, dives dos artistas do costume mesmo da patada na face, lá para trás acho que havia mocada que fervia também. Tudo a cantar, tudo espremido contra o palco e as grades laterais, tudo a suar (nem cheguei a tirar a longsleeve, valeu por umas horitas na sauna...), tudo de sorriso na cara. Por falar em suar, props para o Machado que ia de camisola de malha. Deve ter faltado ao treino, foi para ali destilar.

Uma noite que valeu bem a pena, pena não ter tido muito tempo para ficar lá a conversar, mas estava de transportes e já se ia fazendo tarde. Parabéns à Xuxa pela organização e a toda a malta que fez a festa. Que a façam sempre que forem a concertos, sejam grandes ou pequenos (já agora que apareçam nos pequenos né?).

3 comentários:

  1. pensei que so iam tocar do turn it around!! fdx assim nem tenho pena de afinal n ter ido

    ResponderEliminar
  2. Tocaram do turn it around e do wake the de dead, que foram os albums que o Scott gravou enquanto tava na banda!

    ResponderEliminar
  3. foi um bom concerto e esta review meteu-me varios sorrisos na cara :)

    eu ganho no mosh, mas tu ganhas nos headwalks! houve um monstruoso que vibrei pra cacete ahahah

    ResponderEliminar