quinta-feira, 30 de maio de 2013

Entrevista: Luis Luz (Soundtrack Of Our Golden Days blog)

Aí há coisa de um mês e pouco, o Luís Luz (que por acaso também toca em One Last Struggle) iniciou um blog, de seu nome Soundtrack of Our Golden Days, onde tem vindo a postar mp3 e scans de inserts de (maiores ou menores) raridades da cena hardcore portuguesa. Resolvi fazer-lhe algumas questões sobre este seu projecto.

 
Pegando um pouco na apresentação que fizeste no blog, esta é uma ideia que já vinhas a congeminar há algum tempo, ou surgiu de forma frutuita após a conversa com o Ivo?

Começando pelo principio, a ideia nunca existiu, nunca foi uma cena que tivesse pensado. Simplesmente, um dia andava a procura de sacar sons de uma banda tuga prai de '96 chamada Liberation. Nada de links, nada de soulseek, só me restou arranjar maneira de sacar do player do myspace que encontrei. Mas no space não havia outra cena que queria, que eram as letras, e isso sabia que ia ser impossivel a não ser que alguém me emprestasse as tapes ou 7'' ou qualquer coisa que tivessem lançado.

Entretanto, no myspace tava para lá um comentário do Ivo e pensei perguntar-lhe se ele teria alguma cena em formato fisico que pudesse ter as letras. Bacano como é o Ivo, foi logo vasculhar nas cenas antigas que tinha e mostrou-me um monte de tapes, de cenas antigas e outras nem tanto, que se disponibilizou logo para me emprestar. Claro que não disse que não! Combinámos logo no dia seguinte no Oriente e ele lá me trouxe um saco prai com 20 tapes. Só depois é que me deu o flash que secalhar era fixe partilhar com o pessoal e assim nasceu o blog. 

Explica-nos um pouco o processo do blog, se bem percebo tu fazes o raio-x às coisas todas, scan aos inserts, foto ao disco, cassete, etc, rip para o pc...Estou certo? A parte de ripar tapes é provavelmente o maior "serviço público" estás a fazer. Quantas vezes ouvimos ou lemos alguém a dizer que tem lá umas coisas em casa mas não tem forma de as tornar acessíveis no mundo digital.

Sim, basicamente é isso. A única cena que eu não tenho feito é o rip dos discos para o pc, porque ainda não arranjei uma maneira fixe de o fazer (e tambem não tenho tido muito tempo). Por isso tenho postado discos que ja tinha ou que consegui encontrar, de uma forma um bocado aleatória (conforme me apetece, na verdade). As fotos são todas tiradas por mim ao disco que tenho em mãos (por exemplo, o de Mad Rats é uma edição limitada) e os inserts são todos scanados por mim também. Antes de fazer o post ouço ou re-ouço o disco a acompanhar com o booklet e escrevo um pequeno texto a dar a minha opinião, que foi uma sugestão que me fizeram quando apresentei o blog.

Mas talvez mais ainda que as malhas, a possibilidade de se ver as letras (quando estas existem) é outra das mais valias que este teu blog parece querer trazer. Nem todos temos bom ouvido para perceber o que é dito num género onde as palavras nem sempre são perceptíveis, ainda para mais quando a qualidade sonora nem sempre é a melhor. Desde logo este bónus foi algo que tiveste planeado para partilhar com o pessoal?

Claro, para mim é a parte mais importante. Eu falo por mim, sou muito mau a perceber o que quer que seja que se diga numa música, especialmente algumas nas condições que falas ai.

Espero que haja mais pessoal a sacar só o booklet do que a sacar só o disco, porque o meu objectivo principal era ver letras de discos que ja conhecia e aprender com isso. Como bónus veio a oportunidade de conhecer novas bandas.

A escolha da demo de Time X para primeiro post teve algum motivo especial?

Não conhecia muito da banda, mas já tinha ouvido falar muito e entretanto, quando o Ivo mostrou uma foto com as cassetes que ia levar, foi das que mais me chamou a atenção à partida! Por eu ser straight edge talvez, foi logo das primeiras que peguei para ler as letras.

Do material que já te caiu nas mãos existe algo que te tenha chamado assim mais à atenção?


Sem dúvida que o que mais me chamou à atenção foi uma tape do Ivo que é uma compilação com 4 bandas chamada Hardcore Still Lives I. New Winds, Liberation, Gibberish e.....FONZIE! Não faço ideia que banda são os Giberrish, mas quando vi a combinação entre as outras três bandas fiquei um bocado à toa e ri-me, porque nunca me tinha passado pela cabeça que secalhar nos 90 os Fonzie não eram a banda que eu conheci. Vou querer publicar isto, mas primeiro tenho que ripar a cassete!

Depois também me chamou a atenção uma edição limitada da demo de Mad Rats, o split Zootic/Sannyasin e sem dúvida a tape de Zootic, que foi das coisas que mais curti ler do que me emprestaram.

Sei que continuas receptivo ao empréstimo de novas raridades para futura inclusão no blog. Há alguma coisa que estejas especialmente interessado em ter nas tuas mãos, algo que seja especial para ti e que talvez nunca pensásses que fosse possível desenterrar?

Sim, estou sempre receptivo, apesar de já ter coisas para muitos posts (coisa que tem abrandado com os exames e cenas de escola).

Discos que curtia mesmo apanhar...não sei bem dizer. Se calhar aqueles clássicos como X-Acto, New Winds, Pointing Finger, mas naquela de puder ter em mão e ler o que diz por lá, porque a musica é relativamente fácil de encontrar e as letras também. Quero muito conhecer cenas novas, bandas boas que ficaram lá para tras e hoje já quase ninguém fala. Se o pessoal tem algo que ache que vale a pena, que me dêem a dica! Fico à espera de coisas novas!

Botem olho: Soundtrack of Our Golden Days

1 comentário: