segunda-feira, 13 de maio de 2013

Review: Daydream + Just For Being + Challenge + Stevenseagal + OLS @ C.R.A., Lisboa


Fui ao show sem conhecer as bandas estrangeiras, disseram-me que Daydream era 90's, Earth Crisis/Outspoken/etc e que os Just For Being era punk rock fixe. Tinha o bilhete da Gamebox do Sporting mas depois da miséria desta época nem lá fui dar o assob..beijinho de adeus aqueles malandros. Saí do almoço de familia para casa, para pegar na caixa da distro para levar e ver se vendia mais uma ou outra coisa. Cheguei lá às 4 e pouco e ainda estava tudo bagunçado. Concertos a começar a horas? Já o Jim Diamond dizia...I should have known better. Deu para meter a conversa em dia, que é sem dúvida das melhores partes de ir a um concerto. Ver a malta que só vês nos shows e falar de tudo aquilo que não falas ou que te esqueceste de falar na Internet. Vida real: 1. Facebook: 0.

Dando o fast forward para as cinco e tal, One Last Struggle tocaram um dos sets mais coesos que já tinha visto deles. Até com o som meio manhoso que vinha das colunas pareceu-me uma banda mais forte do que das anteriores vezes que os tinha visto. Numa cena onde bandas como Verse e Have Heart (depois da demo) parecem ser idolatradas é uma banda que tem espaço para crescer, e este pareceu-me um bom ponto de partida para uma banda mais sólida, e menos verde.

Já não via Stevenseagal há uns tempos valentes. O som da banda, a lembrar-me Zootic aqui e ali, com as frases gritadas ao microfone, é aquele mais díficil de agradar a gregos e troianos. Não me cabe a mim enfiá-los num frasco e catalogá-los como sendo isto ou aquilo, mas quem conhece a banda certamente compreende o que quero dizer. Ainda assim, das poucas bandas que ainda procuram transmitir algo com a sua música, nos espaços entre faixas e nas covers que tocam. A Glue de SSD que pôs o Bruno das Caldas feito touro enraivecido foi o ponto alto do set.

Dizer que o show de Challenge foi a mil à hora é dizer pouco. Não sei se propositado ou não (quem estou eu a querer enganar, claro que foi por causa da hora já tardia e do Benfica às 8.30), mas o set passou a voar, a começar logo com a Clobberin Time de SOIA, que costuma aparecer praí a 3/4 do concerto. Tocaram alguns dos êxitos de toda uma carreira, o puto Ivo a cantar mais uma vez numa delas, ele que já é figura sempre presente nas viagens da banda, e fecharam com Floorpunch. O público estava todo mega parado. Até nas covers foi bem mais sossegado que é costume, até para um show em Lisboa! "Público das palminhas"...por aí.

Just For Being não vi. No final do concerto de Challenge fui até ao bar e estava a dar o grande Sporting. 0-0 contra o Olhanense num jogo em que era preciso ganhar e rezar três avé marias a ver se ainda chegávamos ao quinto lugar colou-me ao ecrã. Não que a qualidade futebolística fosse muita, como tem sido habitual esta época, mas acabei por ficar até ao apito final. A um par de minutos do final o Estoril marca e caga nisso, nem ao quinto lugar chegamos. Claro que acho que perdi um espectáculo bem melhor dentro da sala do que o que vi na televisão. Cover de H20 para fechar, ainda vi um ou dois largarem a bola para irem a correr verificar.

Daydream foi fixe, o som estava muita manhoso, o vocalista acho que fodeu um dedo a meio do concerto, o Tofu depois disse-me que meteram foto na net do gajo com pulseirinha no hospital e tudo (não me perguntem é como aconteceu...), e lá foram desfilando um hardcore pesado, muito noventas, com cover de Inside Out e de Judge (da Like You) a fechar o set. Desfizeram-se em obrigados a quem os veio ver, aos amigos de longa data, aqueles que fizeram com que as datas em Portugal fossem possíveis e tudo o mais. Pareceu malta fixe. Mas já passavam dois ou três minutos do início do Benfica, e a malta do CRA lá pode parar de abrir e fechar a porta da sala do show a ver se já tinha acabado, e pôde finalmente dar descanso aos ouvidos e começar a distribuir birra e petiscos à malta ali das redondezas que já enchia o bar. Do jogo da passarada só vi a segunda parte em casa de um amigo, e abstenho-me de fazer comentários.

Parece que o checos acabaram a noite em casa do Luis Luz a comer bolo, por isso devem ter seguido viagem para o Porto contentinhos e de barriga cheia. Foi uma tarde de concertos interessante, pena a ideia idiota do Clube Recreativo dos Anjos de, A MEIO DO CONCERTO (muitos dos que tinham entrado nem se aperceberam disto), começar a impedir a entrada a quem quisésse ir ao show a não ser que se fizéssem sócios do clube e pagassem a quota mensal (1€). Rídiculo? Claro que sim! Nem é pelo valor de um euro, é pela atitude do clube. Só têm é a perder com estas merdas...

Sem comentários:

Enviar um comentário