quarta-feira, 13 de março de 2013

Discos Trocados: Samhain/Negative FX

Todas as semanas trocamos um disco entre nós e falamos um pouco sobre o disco que nos calhou - tanto pode ser um clássico como uma porcaria autêntica, mas é aí mesmo que está a piada.

Esta semana temos um convidado, estreia no Nós Contra Eles. Ele é o Manuel Almeida, sangue novo como se quer: activo, vontade de aprender e participar. E é um dos sobreviventes do concerto nas Caldas.

Manuel
Samhain - Initium (1984)

Pelo nome, Samhain, estava à espera de uma cena bem sombria, e a capa meteu-me bem curioso. Três gajos cobertos de sangue? Sempre a partir! Após uma rápida pesquisa descobri que foi a banda que o Danzig, vocals de Misfits, criou mesmo a seguir à separação destes, em 1984. Initium é o primeiro álbum da banda, e não sendo bem a minha onda, nem estivesse à espera de gostar, o disco surpreendeu-me. O nome dos sons, e mesmo as letras, são bem dark (Macabre ou All Murder, All Guts, All Fun exemplificam bem isto), e há muita fritaria e distorção por trás, mas sempre com o feeling do punk presente, que é o que se quer.

O álbum é uma versão mais madura de Misfits, menos virado para o “horror punk” e mais experimental, com influências do metal, embora o punk rock se sinta ao ouvir o albúm. Este começa com uns sons bem creepy, com o Danzig a falar/gritar por trás “I AM THE END” . Esta é das faixas com um feeling mais assustador, e é das únicas que me faz correr para debaixo dos lençois (jk, um gajo mantém a postura de machão). A malha que curti mais foi a Horror Biz, uma cover de Misfits, um bocado diferente da versão do EP destes, que continuo a preferir, mas bem jogado de qualquer maneira. O álbum é porreiro de ouvir, e para quem curte de Misfits e não conhecia, como eu, vale a pena dar uma espreitadela.

Tiago
Negative FX - Self Titled (1985)

Há um determinado número de coisas que me agradam profundamente. Assim à cabeça recordo-me de miúdas giras, snacks de batatas fritas, discos de vinil e hardcore de Boston. Ok, não são propriamente coisas parecidas, mas não interessa. Enviarem-me um disco de uma banda antiga de Boston já é razão suficiente para eu sorrir e te achar um gajo muita bacano, outra é enviarem-me ESTE disco. Eu e este disco, este disco e eu...ainda penso porque é que não comprei logo isso ao Gonçalo quando ele andou a livrar-se da colecção (quase) toda.

Um pequeno aparte: não metam este disco a tocar enquanto conduzem, quando dão por vocês estão na última mudança a puxar pelo carro e a fazer mira a um poste para se estamparem de frente. É, este é "daqueles" discos. É de ir buscar o stick de hóquei e desatar a parti-los nas costas dos transeuntes (ou nas paredes do teu quarto se não quiseres problemas com a lei). What would Choke do? Provavelmente a primeira opção. Pelo menos o Choke jovem, não o velho que vem pedir desculpas a Nova Iorque...

Sem comentários:

Enviar um comentário