segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Review: For The Glory + Shape + Overcome @ Estudantino Bar, Viseu


Não sei quanto a vocês, mas eu adoro Viseu. Acontece que a melhor altura para lá voltar coincidiu com o concerto, juntando-se assim o útil ao agradável. Tenho de agradecer muito ao meu amigo Tomek pela bela recepção, excelente comida e o cão de loiça que me marcou a vida. Safou-me a estada na Visa! Para começar estava um frio de rachar, daquele que estás a fumar um cigarro e a certa altura já não sabes se estás a deitar fumo ou não. Nessa tarde fomos ao Estudantino buscar os bilhetes e acabamos por encontrar a Leo e apanhar a chegada das bandas. Entretanto um jantar meteu-se pelo meio e só lá voltámos à hora de início. Muitas caras conhecidas, incluindo a malta de Coimbra a marcar presença.
Adicionados ao cartaz à última da hora e acabadinhos de vir da Galiza, os Ovecome foram os primeiros a tocar. Com o Tiago fora, a voz ficou apenas nas mãos do Vasco. Estranhei um bocado a diferença, pareceu-me menos pujante do que Overcome nos habituou. Mas aquela cover de Warzone rendeu! A sala estava muito parada ainda, coisa que só mudou pela mão da malta mais nova e do pessoal que veio de Coimbra e Lisboa.

Depois da pausa do costume, Shape. Ainda me lembro da altura em que vi Shape pela primeira vez e estranhei. Esqueçam isso, adoro. E nem é o tipo de som que mais me chama, no que toca a maior parte das bandas, antes pelo contrário, mas hoje em dia é das bandas da tuga que mais sinto. O Cabeças cá em baixo, os restantes distribuídos pelos degraus – era um palco com andares. Havia muita gente ali que não conhecia, mas teve os singalongs merecidos e começou finalmente a haver movimento no público, o que fazia esquecer o gelo lá de fora. As malhas continuam a ser essencialmente as mesmas a que nos habituamos a ouvir ao vivo, explicaram que iam deixar os palcos durantes uns tempos, e fizeram um belo show.

Por fim, For The Glory. O Congas estava a tomar o gosto da spoken word desta vez, foi só rir. Começaram com a Armor of Steel, se bem me lembro e a partir daí foi sempre a partir. Eu ia-me matando. Já dizia a minha mãe que isto não era vida para uma senhora, mas eu também nunca liguei muito. Eles já não iam a Viseu desde a década passada, não sei precisar a data, mas “é bom voltar à terra do Paulinho”. Passaram pelos clássicos e sons mais recentes, fez-se a festa, como um concerto de hardcore tem de ser sempre. Até houve direito a um encore com a Drown in Blood, já em modo toscaria máxima. Depois o noite continuou-se pelas ruas de Viseu, com anões que não eram anões, o bar que passou a chamar-se “Haviamento” e gajas vestidas de Sítio do Pica-pau Amarelo, não fosse este o fim de semana de Carnaval. Garanto que Viseu ’13 me vai ficar na memória.

Review por Bárbara Sequeira

Sem comentários:

Enviar um comentário