quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Darby Responde #8 - Converge

Agradecemos a todos - do fundo do nosso coração - a quantidade de cartas, mensagens, emails e telegramas que nos têm sido enviados. Infelizmente não temos tempo para vos responder a todos pessoalmente, de modo que decidimos falar com o nosso buddy Darby, que se disponibilizou de imediato para responder a todas as vossas dúvidas! Semanalmente, a melhor carta - escolhida e respondida pelo Darby - ganha destaque nesta rubrica.


Olá malta! Tudo bem? Acabei agora de ver aquele vídeo com o mano de Converge e estou bué inspirado - daí ter decidido mandar uma "carta" com um pequeno desabafo! Olhando para a discografia de Converge não há como negar que eles são uma das mais prolíficas bandas de hardcore dos últimos tempos. Eu já os acompanho há um par de anos, tendo inclusive a oportunidade de os ver ao vivo em Bilbao numa das tours mais recentes. Foi demasiado bom. O Jake é um dos melhores frontmans que aí andam. A forma como ele se deixa envolver pela música e expressa os sentimentos através da agressividade do som é um espectáculo digno de se ver. O som parece que melhora de disco para disco, ficando mais e mais desafiante para o ouvinte - difícil de descrever em palavras. Isto, claro, sem ir à genialidade que são os artworks e a mística em volta da Deathwish. Não tenho problemas nenhuns em afimar que os Converge são uma das principais razões que me fazem ser do hardcore e gostava de os ver referenciados mais vezes no blog.

Paulo Lopes - Sintra

Olá Paulo,

Os Converge não são uma banda de hardcore.

Darby

4 comentários:

  1. alguém acabou de perder o sentido da vida.

    ResponderEliminar
  2. acho que isto abre precedente para uma potencial discussão interessante.

    o Paulo Lopes mencionou várias coisas sobre a banda que são características de uma banda hardcore, e toda a gente concordará comigo que em termos de DIY (discos gravados pelo Kurt, lançados pelo Bannon) e de "ética hardcore" os Converge não desapontam. mas o som sim, não é hardcore.

    mas então o que faz uma banda hardcore? tem que ser a atitude, as ideias e o som tudo a bater certo? mas e as bandas europeias em que o som é muito mais metal do que hardcore e mesmo assim são consideradas parte da comunidade hardcore? será metalcore então?

    p.s.: eu não gosto de Converge. desde que era puto e me falaram deles como "mathcore" que desliguei, e o último disco é o único que consegui ouvir do princípio ao fim sem me sentir a ouvir barulho a mais. só para quem não me conhece e ler isto não pensar que sou fanboy.

    ResponderEliminar
  3. sao caracteristicas de qualquer banda independente, seja metal, hip hop, hipster-core, etc. eu diria que a principal caracteristica de uma banda hardcore deve ser a sonoridade hardcore (numa das suas muitas mutaçoes possiveis).

    acredito que eles sejam uns bacanos, oiçam negative approach todos os dias ao pequeno almoço e sintam rival mob da mesma forma que eu, mas dizerem que sao uma banda de "hardcore"... porque? na boa que sintam isso no coraçao deles, mas basta olhar para o publico que os acompanha (mind you, à pala de uma cena que eles criaram - não lhes tiro o mérito). pessoal que é do hardcore à pala deste tipo de bandas é do hardcore por motivos muito diferentes dos meus e dos de muita gente. acho que a revolta deles, se existir, é outra.

    quanto às bandas europeias, eu acho que o "beatdown" ganhou um género dele proprio e tem pouco a ver com hardcore. muita cara má, atitude má e maluquice despropositada vinda de pessoal que quando chegar aos 25 já está noutra - seen it happen. e claro, o som é uma granda merda (e mal roubado). só há uma certa quantidade de musicas com o mesmo riff que um gajo consegue ouvir sem dizer "isto é a sério?"

    quanto ao "metalcore", o darby recebeu uma carta fixe sobre isso na semana passada. sai na quarta feira!

    ResponderEliminar