quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Discos Trocados: Congress/E.T.A

Todas as semanas o André e o Tiago trocam um disco e falam um pouco sobre o disco que lhes calhou - tanto pode ser um clássico como uma porcaria autêntica, mas é aí mesmo que está a piada.


Tiago
Congress - Euridium (1994)

Eish, Congress é uma daquelas bandas que tinha ouvido falar milhões de vezes mas que nunca tive curiosidade de ir ouvir. A simples referência a "metalcore dos anos 90" tem esse efeito em mim. Sei que há aí um pessoal todo maluco da H8000 e da cena belga dessa altura, mas nunca me puxou minimamente, ainda que (até à audição deste disco) tivesse ouvido Liar e pouco mais. Já sei que muitos dos que vão ler isto vão dizer que sou parvo ou que não percebo nada disto ao dizer que não é a minha cena, mas sou um gajo esquisito.

Mas hey, olhem que isto não é mau. Quer dizer, não vai ficar aqui a rodar nos mp3 habituais nem me aguça o apetite em ouvir o resto do catálogo, mas tem partes a esgalhar que estão...bem esgalhadas! O facto de não ir muito à bola com metalcore como género ajuda, se calhar porque não vivi na altura em que isso "estava a dar", mas prefiro umas coisas mais rápidas. Por acaso ao ouvir o disco só imagino o Leo, o Nuno Mota e essa malta que curte esta onda a espalhar o terror no pit ao som disto. E só de imaginar já tremo, ahah.

André
E.T.A - No Faith (2001)

Epá, onde é que eu começo? Acho que nunca tinha ouvido esta banda, muito por fazer parte do pacote obrigatório de bandas PCs de há uma década atrás. Bandas dessas - que tem como característica comum terem riffs um bocado simples e apenas uma velocidade de bateria - nunca foram muito a minha cena. Tipo, o som não é mau de todo e até se ouve bem (uma ou duas vezes na vida) mas é a tal cena... muito básico, muito "siga fazer uma banda que seja tipo DYS e Negative FX?", "Ya, ya, bora!! Lindo!!" e depois pegam no papel químico e siga para bingo. Havia mais bandas assim, principalmente na Europa. Mas ya, I digress. Não é a minha cena, já os Sectarian Violence que ouvi esta semana pela primeira vez... oupa oupa! Tipo apalpar as mamas à namorada de um moteiro na concentração de Faro e ficar à espera de levar nos cornos. Sabes (e gostas).

Ps: A última música do disco é uma cover de Circle Jerks tão manhosa que tive de ir ouvir a versão original para limpar os ouvidos.

1 comentário: