domingo, 19 de agosto de 2012

Review: Still Strong + Challenge + 74 @ Caldas da Rainha


Andei a semana toda a pensar como seria fixe juntar uma malta para ir até às Caldas ver Still Strong e Challenge, ainda para mais depois da conversa do Edgar sobre como são os shows nas Caldas me andarem a abrir o apetite. No entanto, motivos familiares já me tinham reservado o dia. Sexta-feira à noite parece que a minha tia se tinha chegado à frente e já não precisava de levar os meus pais a passar o dia ali perto do Cartaxo. Ainda assim, o plano não diferia muito do passar o dia em casa.

Bendita a hora em que estou ali a passear no Facebook e vejo um post do Congas a perguntar se havia interessados em ir dar um salto às Caldas, claro que foi mesmo no brainer, siga! Seis horas da tarde, partimos aí pela estrada nacional, com direito a visita guiada aos locais míticos da cena antiga e respectivas memórias em Loures e arredores, histórias da tour de For The Glory e demais conversa. Se a viagem já se fazia bem, assim o prazer ainda foi maior.

Chegamos ainda antes do Benfica começar, estacionamos o carro nos Silos, damos o olá ao Edgar e vamos ter com o Frodo a um cafézito para ver a bola e trincar qualquer cena. Parece que o Bairro Azul das Caldas não é tão fino e sossegado com o seu homónimo lisboeta, mas sem stress. O avô cigano que estava ao nosso lado a ver o jogo só se ria das reacções do Rodolfo ao jogo. Escusado será dizer que para um sportinguista ver a bola rodeado de benfiquistas tem a sua piada, ainda para mais com a borrada que se veio a desenrolar. Nota vinte para o banquinho público na parte de fora do café, expoente máximo do bom planeamento urbanístico.

Bom, só referir que nunca tinha ido a um concerto nas Caldas. Nunca. Até ir às Caldas foi algo que fiz praí duas vezes, comprar a cavaca e os beijinhos e dar o fora. Chego ao local do concerto, fico na conversa com o Luis de Lousada e alguns dos miúdos que estavam com ele à porta, entro bem rápido para ver o spot e ainda apanho uma faixa de Morde a Rolha. Era meio rock, não sei, sei que o chamamento de estar cá fora à conversa era bem mais forte. Passado um bocado tocou 74, não era mau, punk rock rápido com umas partes meio d-beat, e já alguma miudagem no mosh e a correr em círculos.

Depois de ter visto Challenge duas vezes em Lisboa, sempre com público todo apático (e casa vazias) este concerto não podia ter sido melhor. A sério, a banda é bem boa, quem não viu está a falhar grandemente. Bastante gente no concerto, espaço pequeno, só faltou a malta ter-se chegado ainda mais à frente. Segunda música já o nariz do Luis jorrava sangue. "Isto aqui nas Caldas é a sério!!" dizia-me o Congas. Yep, a miudagem a moshar, tudo suado, tudo a curtir, tudo a cantar. Side to side, boa onda. Cinco estrelas. Still Strong conhecia praí uma ou duas músicas que têm no bandcamp, e deram um show do caraças. Som pesado, a malta do público ainda com pilha para gastar, muito bom. Ainda ficámos até as 2h e tal à conversa com eles, malta cinco estrelas. Sabiam que no Brasil "bico" é biscate, e "biscate" no Brasil é "se prostituir"? As coisas que um gajo aprende...

Concertos assim, fora das grandes cidades, só me fazem pensar como às vezes esta merda nas cidades grandes (e refiro-me a Lisboa, que é onde vivo) está viciada. Aqui não havia putos mais preocupados em não sujar os ténis ou rasgar a tshirt, em ficar lá no canto a mandar pausa ou a fazer os moves de kung fu aprendidos no youtube, aqui vias os putos a suar e a moshar como se não houvésse amanhã, e a sentirem mesmo a cena. Hardcore também é isto, não é só ir picar o ponto. Tinhas aqui miúdos que não eram o típico "miúdo do hardcore" a divertirem-se mais que metade dos habituais em concertos da cena.

Se num dia de pleno Agosto o show foi assim, quando houver algo em tempo de aulas contem comigo para mais visitas às Caldas. Outra cena é a mania do pessoal de Lisboa se cortar dos shows fora do centro porque "são longe". Um gajo mete-se nas Caldas em uma hora e picos, gota a dividir por cinco dá nem cinco euros, só a conversa na viagem vale esse preço. Há hábitos que deviam ser mantidos. Dito isto, quando houver cenas assim, dêem a dica que a malta arranca!

3 comentários:

  1. Jorrar sangue <3
    Da próxima meto-me todo nu e vou espalhar a sida por toda a sala haha!

    Bom review

    ResponderEliminar
  2. o pessoal ta mal habituado. felizmente nao sou de Lisboa e apanhei concertos assim no Cartaxo tambem mas de punk rock e ajudou a não ser preguiçoso porque era "obrigado" a andar num monte de transportes quase todos os fins de semana para vir a Lisboa. Gostava mais assim que agora morando em Lisboa

    ResponderEliminar
  3. grande review, curti do entusiasmo, q mega concerto brutal, eu sendo das Caldas arrependo me infinitamente de não ter ido a esse, porém nessa altura eu ainda nem sabia o q era música asério, nomeadamente Hardcore. Mas um ano mais tarde, tudo mudou. agora nunca mais falto a nenhum !!!!
    (Eu até For the Glory perdi !!!)

    ResponderEliminar