quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cinco Às Quintas: Boris (The Skrotes)

Esta é uma rubrica em que colocaremos todas as semanas, à quinta-feira, uma pequena entrevista com cinco questões a uma banda.


Os The Skrotes são uma banda do Seixal que gosta de andar de skate e tocar música rápida (ênfase no rápida!). Se procuram por uma bateria furiosa e faixas com menos de um minuto, look no further! Fiz umas questões ao baterista da banda, o Boris, sobre o futuro da banda, a Destroy It Yourself e um bocadinho sobre ele.

Para iniciar as hostilidades, a pergunta da praxe, fala-me um bocadinho de como surgiu a ideia de formar os The Skrotes e dos planos que têm para o futuro.

Bem, já há uns belos anos (isto bem antes de darmos o primeiro show) depois de descobrirmos o que era punk, tinhamos uma panca, que ainda temos, que era "bora fazer uma banda que toca rápido, o pessoal pára bués, bora fazer uma sempre a abrir", ahah, e pronto, o Pedro tava a aprender baixo e eu guitarra, o Micael berrava e bateria não tivemos durante prai 2 anos.
Depois arranjamos bateria e o Zuca entrou. Trocámos de lugares todos menos o Micael que ficou sempre na voz, e cá estamos, 4 amigos a fazer barulho. Planos, hum..nunca tivemos muitos planos...vamos tocando e fazendo 3 musicas por ano, ahah. Gravámos há uns 2 meses 4 musicas novas para um split 7" com os eslovacos Boiling Point que vai sair em breve!

Lançar em vinil é sempre um bocadinho arriscado, especialmente quando em Portugal quase não tens mercado para ele. Este gosto pelo vinil, aliás, é algo que partilho contigo e sobre o qual já falámos um pouco noutras ocasiões, mas esclarece-nos lá os motivos pelo qual pretendem lançar um 7", e já agora o que é que te leva a gostar tanto do formato.

Ahah o vinil ta complicado de vender em qualquer lado! desde a crise ao facto de haver tanta banda a lançar discos, o pessoal vai tendo menos dinheiro para discos. Mas é uma coisa que vale apena e que dentro do circuito DIY da para fazer bem, porque há sempre pessoal disposto a ajudar.
Quando gravámos o EP o ano passado pensamos logo em mete-lo em vinil, ta para sair ha ano e meio mas a label responsavel teve uns atrasos, mas ha de sair! O split vai ser uma colaboração entre 6 labels, o que o vai fazer tornar muito mais facil de sair porque fica mais leve nos bolsos de todos, e vai ser uma boa maneira de espalhar o disco.
O vinil, especialmente o 7", para mim é o formato mais "bonito", gosto do tamanho, gosto de tirar o disco do plastico, ver as letras, e essas nerdisses todas! É fixe o disco ter tão pouco espaço, o que me deixa a ver as letras e o artwork até ter que mudar o lado do disco, ahaha.

Já que estamos a falar de discos, tens uma editora, a Destroy It Yourself, bem como uma distro onde tens uma data de discos bons daquele Hardcore menos “mainstream”, se é que se lhe pode chamar isso, e eu sou uma merda a etiquetar géneros. Vende aí um bocadinho do teu peixe, e conta como é que tem sido a experiência de vender discos em Portugal?

Bem, como qualquer puto que curte punk acho que tanto a ideia de lançar um disco, ou ajudar uma banda que gosto a tocar cá, bem como poder ter uma distro sempre me deu curiosidade de o fazer. Quando Skrotes começou a tocar tivémos que organizar nós uns concertos para podermos tocar, depois gravamos a demo e como qualquer banda pequena, lançamos nós a cena, e eu entretido em casa a fazer as capas, cortar e dobrar 138 cópias de uma demo chunga, ahaha.
A distro, tal como a label é um bocado como eu, um bocado do contra! Tento ter disco que acho bons, de bandas que ninguém conhece, ahah. Tento sempre ter os discos a um preço barato para o pessoal que tiver disposto a ouvir a banda não tenha que pagar muito. Os discos vão-se vendendo! Sei que vendia mais se vendesse de bandas mais conhecidas ou se fosse mais das internets mas não é isso que quero, e divirto-me a fazer tudo como tenho feito! Podem ver a distro, shows, e discos lançados aqui: www.destroyityourselfdiy.wordpress.com

Isso acho que é mesmo o mais importante, que a malta se divirta e goste do que faz, se não também acaba por perder o interesse e se fartar. Aproveitem e peguem a demo de Total Abuse e Major Damage (o Brandon de Direct Control/Government Warning a fazer tudo). Agora passemos à questão recorrente aqui da rubrica, como é que começaste a ouvir Punk Rock e este tipo de música mais rápida? Deduzo que o skate tenha tido um dedinho aí pelo meio...

Ahha tem sim! Musicas em filmes de skate, no jogo do Tony Hawk e mesmo a necessidade de ouvir alguma coisa rápida para acompanhar o skate empurraram-me um bocado em direcção ao barulho. Mas o gosto a sério começou quando ouvi o Walk Among Us dos Misfits...bateu bem forte! Já tinha ouvido bandas que gostava um bocado mas quando ouvi aquele disco fiquei mesmo agarrado, e continua a ser a minha banda favorita (com o Glenn Danzig só...)
A partir daí, se sentia falta de alguma coisa quando ouvia música, e depois de ir descobrindo sobre o movimento diy, concertos, ideias e tudo isso, descobri que tava mesmo no sitio certo. É fixe tar numa cena que não é nada "fixe", ahah.

Melhor faixa desse disco? É uma questão complicada, bem sei, só faixas boas. Acho que o meu voto cai na All Hell Breaks Loose, aqueles sons que parecem um rosnar antes dos versos do refrão partem-me todo. Estás igualmente à vontade para mandares beijinhos e abraços para quem quiseres, recomendar cenas, mandar as pessoas comprarem-te discos, etc.

Ichh, não consigo mesmo escolher só uma..Andei aqui a tentar mas acho que escolho mesmo o disco todo! A All Hell Breaks Loose é brutal e devias ouvir a cover que os portugueses We Were Wolves fizeram deles, abuso. Deve ser das unicas 2 ou 3 covers de jeito que fizeram deles, ahah.
Bem então ja agora, quem quiser mandar vir discos, trocar, falar mal e tudo isso, podem ir a um show ou mandar mail para destroyityourself@gmail.com. Obrigado pela entrevista e trocamos mais umas cenas em breve!
Quem não tiver mais nada que fazer hoje, deviam ouvir o novo LP de Sickoids, as cenas da nova banda francesa The Night Stalkers e Local Trap e Decreto 77. Se alguem quiser alguma cena dos escrotos, é aqui: www.theskrotes.wordpress.com, não tem muitos updates, só os que interessam.
Live Fast, Die Punk
Boris

Bandcamp: http://theskrotes.bandcamp.com/
Página: http://theskrotes.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário