terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Baú do Congas: Synead + Taurina + For The Glory no Alvor


Boa noite a todos os leitores deste blog. Consta que já são bastantes e de spots tão remotos. Aqui estou eu para mais um Baú, e o cartaz que me colocaram para dedicar umas palavras é muita bom! Como disse no outro post, o Algarve sempre teve um bom movimento, mas de há uns tempos para cá eu noto que em algumas cidades (nomeadamente Faro) o impacto de For The Glory tem vindo a decrescer, por inúmeras razões. Devo dizer que fiquei mega agradecido ao facto de estar tanta gente em Portimão para ver o concerto do passado sábado dia 17, mesmo depois da zona ter sido varrida por um monumental tornado. A noite foi especial.

E é aqui que entra o especial de tocar na zona de Portimão. Por incrível que pareça, todos os concertos que demos na zona de Portimão sempre foram bem passados da cabeça. Desde os Rockfests (Pedra Mourinha) até aos do Marginália, Portimão foi sempre uma terra que nos soube acolher de uma maneira especial. Este concerto foi organizado no Bar Parque de Campismo do Alvor. Para minha surpresa (e de todos) estava completamente cheio! As bandas que iam tocar eram os Synead e os Taurina. Engraçado porque malta de Synead e de Taurina deram origem aos Shape (hollaaaa!).

Synead tocavam aquele metalcore a puxar aos Poison The Well, tinham um vocalista pesado (em peso e em voz), a banda era muito boa. Tinham muita qualidade e sempre foram gajos divertidos, o baterista deles é o de Shape. Os Taurina tinham aquele vibe punk hardcore cantado em Português. Ainda cheguei a cantar um tema com eles numa gravação. Foi a primeira vez que cantei em português e adorei. Tudo neste concerto parecia ser DIY ao máximo. O palco eram mesas seguidas de grades de cerveja a segurarem madeiras, o espaço era reduzidissimo em palco. Toda a gente estava mascarada e a meio do set entrava um "militar" no palco para indicar que a happy hour da cerveja estava a bombar a 50 cêntimos! SURREAL...

Tão surreal que numa das musicas, ele invade o palco com altas manobras tácticas ao nivel de um Navy Seal e rouba-me o micro e diz o seguinte:

- "Malta como é que se chamam? Tu como é que te chamas na bateria? Tu na guitarra?"

Todos demos nomes falsos, até que chega ao Sérgio e ele diz assim:
- "E tu como te chamas?"
"Sérgio", responde ele.
O tropa profere as seguintes palavras:
- "Como o César está a tocar muita bem, e estes gajos estão a tocar muita bem, o bar agora está ABERTO NA PROXIMA MÚSICA!"

Demasiado bom e surreal para estar acontecer e nós no palco sem poder ir beber uma cuca. Nesta fase de For The Glory o line up da banda ia variando um pouco e não querendo estar a meter os pés pelas mãos, eu acho que nesta data, tocou o Sérgio, o Rui, o Miguel, o Ricardo 20IB e eu, mas posso estar enganado! Se alguém quiser fotos destes tempos é só pedir, porque felizmente ainda tenho várias pastas com fotos de muitos concertos desde 2003 até agora.

Depois do concertos ficámos por lá mais uma beca, e penso que foi nesta noite que conheces a maior personagem de sempre do algarve em termos de concertos, que costumava ir a concertos ali naquela zona. O BIFE MALUQUE! Ficámos montes de tempo na conversa com ele, para ele nos explicar o porquê de tal alcunha. Ele só dizia "o meu nome é bla bla bla bla, mas toda a gente aqui me conhece como o Bife Maluque". Demasiado bom!

Os concertos de Portimão sempre foram bomba, e no rescaldo do que se passou este fim de semana, soube-me mesmo bem escrever estas linhas! Mega abraço para os Synead e a crew de PTM, e claro para os Taurina que agora são os Shape. Bons tempos.

Aaaaaaah Bife Maluque!!!

1 comentário: