quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Darby Responde #7 - Bandas do género

Agradecemos a todos - do fundo do nosso coração - a quantidade de cartas, mensagens, emails e telegramas que nos têm sido enviados. Infelizmente não temos tempo para vos responder a todos pessoalmente, de modo que decidimos falar com o nosso buddy Darby, que se disponibilizou de imediato para responder a todas as vossas dúvidas! Semanalmente, a melhor carta - escolhida e respondida pelo Darby - ganha destaque nesta rubrica.


Comé malta? Tudo numa boa? Comecei a ir a concertos à pouco tempo e o vosso blog tem-me ajudado a descobrir e conhecer bandas novas, muito obrigado por isso! Eu conheço algumas bandas como Madball, Agnostic Front, Hatebreed, Terror e Sick of it All mas gostava de começar a perceber mais da história do hardcore e conhecer outras bandas deste género. O que é que me podem recomendar? 

Antes de ir, queria só dizer que gosto imenso da rubrica do vocalista de For The Glory (acho que é o vocalista) - que histórias brutais. Por acaso ainda não tive hipótese de os ver ao vivo, mas estou à espera que voltem cá ao norte para o fazer. Continuem fortes! Abraço.

Filipe Ambrósio Cunha - Marco de Canaveses

Olá Filipe! Obrigado pela tua carta - pelo andar da carruagem vamos mudar o nome da secção para Cartas do Norte, uma vez que parece que a maioria vem daí de cima! Mas na boa, claro. Hardcore é hardcore, seja norte, sul ou centro. Bandas desse género... bom, a maioria das bandas que aí tens tocam aquilo que é mais vulgarmente conhecido como New York Hardcore (Madball, Agnostic Front e Sick of it All) - se curtes essa onda procura discos de bandas como os H2O, os 25 ta Life, os Crown of Thornz ou mesmo os District 9 ou os Vision of Disorder. Nova Iorque tem algumas das melhores que surgiram no hardcore dos anos 90 de modo que se fores de banda em banda decerto que vais encontrar outras que vais curtir. Se te interessar algo mais antigo, procura os Cro-Mags e os Leeway - também de Nova Iorque - que acho que vão ser do teu agrado. 

Quanto a Hatebreed, não há assim nada como eles - principalmente desde que começaram a misturar aquelas produções XPTO com riffs metaleiros. Se não conheceres, arranja o primeiro LP deles, que é um dos discos de hardcore mais pesados que eu conheço. Os Terror também são meio únicos, mas tenta No Warning, que são da mesma altura e - na minha opinião - ligeiramente diferentes, para melhor. Para além deles, confere também os No Turning Back da Holanda, que é granda som. A melhor forma de ires descobrindo é mesmo comprando os discos e ires lendo nos agradecimentos do booklet a quem é que as bandas agradecem - quase todos começámos por aí!

Abraços e obrigado pelas palavras em relação à coluna do Congotronix, aposto que ele vai curtir de saber. 

Darby

1 comentário: