sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Os Putos na Cozinha #1

Sejas tu ou não vegetariano/vegan, de quinze em quinze dias, a malta do blog Veg Youth apresenta-nos um menu completo para que vocês aí em casa, com maior ou menor regularidade, façam aí uns pitéus sem produtos de origem animal. Há cena melhor que brincar na cozinha? É capaz de haver, mas está decididamente no meu top. Não conhecem o blog? Não só dão receitas ao nível do Goucha quando ainda estava na RTP como fazem reviews a produtos e partilham dicas. É o que se quer né, miúdos a mexerem-se e a batalhar pelo que gostam! Do it!

O Veg Youth começou quando eu (Luís Silva) e o Luís Luz começámos a falar e a tirar dúvidas um ao outro relativamente ao vegetarianismo. Um dia propus ao Luís fazer um blog para miudos como nós que tivessem dúvidas relativamente a esta forma de estar na vida, e assim foi, arranjou-se um nome e foi só começar, uns dias mais tarde apareceu o Lourenço (com quem nenhum de nós falava) e perguntou se podia ajudar, e cá continua até hoje. O Veg Youth é isso mesmo, um blog de miúdos para miúdos que queiram conhecer e aprender algo mais...E já agora, o blog ésta aberto a quem quiser escrever sobre novos assuntos ou falar de novos produtos ou contar as suas receitashttp://vegetarianyouth.blogspot.pt/


Entrada: 
Beringela frita 

Ingredientes:
- 1/2 limão
- Farinha de Grão
- Sal
- Cominhos
- 1 Beringela 
- Água
- Coentros

Corta-se a beringela e coloca-se de molho em água com sal, durante algum tempo para tirar a acidez. Num recipiente faz se uma mistura com a farinha de grão de bico, os cominhos, um pouco de sal, limão, água e os coentros cortados até ficar uma pasta lisa. Retira-se a beringela da água e mergulha se na pasta da farinha, para depois se colocar numa panela bem quente com óleo (previamente preparada). Deixar dourar e retira-se para um prato com papel, para escorrer o óleo todo. E está pronto a servir como entrada ou como acompanhamento.

Prato Principal: 
Migas à Alentejana 

Esta receita é um  classico prato Português, tradicional do alentejo, as migas. Mas desta vez com feijão frade, couve e espinafres.

Ingredientes: (para dois que comam pouco ou uma que coma muito) 
- 1 cebola
- 5 dentes de alho
- 1 + 1/2 pão com um dia ou mais
- Espinafres
- Coentros
- 3 folhas de couve
- Azeite
- Polpa de tomate
- 300 g de feijão frade
- Tempêros q.b. (alho em pó, sal, pimentão doce)

Deixar o pão de molho em água, enquanto se cortam os legumes. por a panela a ferver com azeite, e juntar a cebola cortada aos cubos pequenos. Deixar suar um pouco e juntar os dentes de alho, a couve e os espinafres todos cortados. Continuar a deixar suar um pouco mais e despejar o pão já hidratado e espremido (com pouca água). Mexer sempre bem e com força com a colher para criar uma ''pasta''. Quando estiver já mais homogéneo, junta-se a polpa de tomate, o feijão e os tempêros a gosto e os coentros para terminar. Deixar cozinhar mais um pouco e servir com salada ou outro acompanhamento, ou até mesmo sozinho!

Sobremesa: 
Sopa Seca 

Hoje vou falar da Sopa Seca. Muito conhecida aqui na minha terra, mas desconhecida no resto de Portugal. A Sopa Seca é uma sobremesa típica que era usada para aproveitar o pão velho antes que se estragásse. Lembro-me de comer isto desde sempre e só na semana passada, depois de pedir à minha mãe para a fazer é que percebi que era vegan, o que pode ajudar muita gente a surpreender a familia com algo típico ou simplesmente a usar o pão que já parece pedra.

Ingredientes:
- Pão velho partido em fatias
- Água a ferver
- Canela
- Açúcar 
- Casca de limão.

Aquecer a água até que ferva e depois fazer uma calda com a água, açúcar, canela e uma casca de limão. Passar bem as fatias de pão previamente cortadas pela calda e ir metendo dentro do recipiente que irão levar ao forno. Por cada camada de pão deitem uma bocado de açúcar e canela por cima. Depois é meter no forno até que o pão de cima fique torradinho. Fácil!

Sem comentários:

Enviar um comentário