quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Coisas Com História: T-shirt de Ratos de Porão Tour Ibérica '92 (Edgar)

Que hardcore é mais que música já nós sabemos, mas também é sabido que há toda uma panoplia de bens de consumo a ele associado, sejam a malta que curte comprar discos ou a malta que curte andar a publicitar as suas bandas favoritas na roupa, entre mil outras coisas. Acho que falo por todos quando digo que há sempre coisas que possuímos às quais nos apegamos, seja por ser aquele disco que adorávamos e que finalmente conseguimos ter na colecção ao fim de não sei quantos anos, seja aquela tshirt dada pelo amigo do tempo em que a Ana Malhoa ainda não parecia estrela porno e apresentava o Buereré. Nesta rubrica a malta fala do que a liga a certos bens materiais e a história por detrás dos mesmos.

Ratos de Porão - Tour Ibérica 1992
Quem me conhece sabe que tenho montes de t-shirts, mas quando se tem t-shirts da banda preferida tem outro valor, nem que seja sentimental. Esta é provavelmente a minha t-shirt mais valiosa, mesmo por esse valor sentimental que tem, além de ser de Ratos de Porão que é e sempre foi a minha banda preferida, e além de ser uma t-shirt que já tem 20 anos (atrás tem as datas da Tour Ibérica em Janeiro de 1992).

Foi-me oferecida pelo meu amigo Ribeiro, a quem devo imenso, pois foi ele quem, há uma década atrás, me começou a levar aos concertos todos, a conhecer mil bandas boas das quais algumas delas são hoje das minhas preferidas e que me apresentou montes de pessoal. Isto porque eu sou Caldense mas vivo numa terra perto, chamada Tornada, de onde o Ribeiro também é. E numa aldeia pessoas que gostem deste tipo de música não são fáceis de encontrar, e ele já era um da dita “velha guarda” e eu era um miúdo, e ele levava-me sempre aos shows todos que dava pa ir.

Não tenho bem certeza, mas esta t-shirt deve de me ter vindo parar às mãos em 2003/2004, o que foi mais um incentivo para começar a querer ter t-shirts das bandas que mais gostava. A t-shirt tá meio amarrotada, porque tá fechada dentro dos sacos das t-shirts há uns anos para ver se não se estraga tanto, ahah.

Edgar de Barros
Caldas da Rainha
Vocalista dos Challenge

1 comentário: