quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Darby Responde #1 - Washington HarDCore

Agradecemos a todos - do fundo do nosso coração - a quantidade de cartas, mensagens, emails e telegramas que nos têm sido enviados. Infelizmente não temos tempo para vos responder a todos pessoalmente, de modo que decidimos falar com o nosso buddy Darby, que se disponibilizou de imediato para responder a todas as vossas dúvidas! Semanalmente, a melhor carta - escolhida e respondida pelo Darby - ganha destaque nesta rubrica.


Olá malta! Antes de mais, os meus parabéns pelo blog e por tudo o que têm publicado - às vezes estou meio aborrecido no trabalho e dá-me imenso gozo ir lendo os vossos posts. A razão pela qual vos escrevo, para além da congratulação, é para pedir mais informação sobre a cena de Washington, que o post de Minor Threat deixou-me curioso. Não me interessa tanto o que eles fizeram depois, mas sim as origens e as bandas da Dischord. Se me pudessem dar umas luzes, agradecia. Obrigado e continuem o bom trabalho!


Filipe Silves - Ermesinde

Olá Filipe! Obrigado pelo teu feedback, é mais que apreciado e um grande motivador para que continuemos a trabalhar nisto e a inovar sempre que possível - afinal de contas, se há coisa que somos, é mais que um amontoado de likes no Facebook e concursos para a malta se divertir. Não te vou mentir, temos orgulho no conteúdo que criamos e ficamos contentes que te divirta tanto lê-lo. Missão cumprida! 

Quanto à tua questão, vou-te dar umas luzes e espero que daí vás em busca de uns mp3 e vídeos no YouTube que te ajudem a ter melhor noção da cena de Washington no início dos anos 80. Vou-te ser honesto, eu sempre achei que o pessoal de Washington era mais menino que o resto. Os de Boston só queriam mocada e os de Nova Iorque eram punks demais... Os de Washington eram meio meninos, quer dizer... basta olhar para as bandas que vieram "depois", right? Mas na boa. 

Portanto Washington (ou DC, para os amigos)... Eu diria que a banda mais importante a sair de DC foram mesmo os Bad Brains, que entretanto, devido à loucura que eram os concertos deles, acabaram por ser banidos de todas as venues da cidade - mudando-se para Nova Iorque e influenciando dois miúdos que viriam a formar uma banda chamada Cro-Mags, que já deves ter ouvido falar. Uma letra dos Bad Brains sobre essa mudança pode ser encontrada nas Roir Sessions - na música Banned In DC. 

Escusado será dizer que muitas das bandas mais importantes da cidade vieram atrás deles. A mais importante devem ter sido os Minor Threat (que surgem no seguimento dos Teen Idles). Os Teen Idles eram miúdos que tocavam hardcore tosco, rápido e sem muito fôlego. O primeiro e único EP deles tem duas mãos na capa, cada uma delas com um X bem grande. Washington, como deves saber, foi o sítio onde nasceu o straightedge, através da música de Minor Threat. Se me perguntares, eu digo-te que quem "fez" a cena straightedge foram mesmo os miúdos de Boston - que certamente a levavam um bocadinho mais a sério do que deviam. 

Outras bandas da Dischord que são importantes ou mais relevantes são os The Faith, que eram a banda do irmão do Ian MacKaye (vocalista de Minor Threat e fundador da Dischord) - onde também ele era vocalista. O som dos Faith era muito à frente para o que se fazia na altura, believe me! Principalmente o segundo disco. Os Void (que lançaram um split com Faith), não só eram malucos dos cornos, como fizeram um dos discos de hardcore mais interessantes de sempre. Bem longe do molde habitual. 

Também tens os State Of Alert, mais conhecidos por SOA, que eram a banda do Henry Garfield - que entretanto se mudou para a California e mudou o nome para Henry Rollins. Suponho que o conheças de ser vocalista dos Black Flag, a partir do Damaged. O som deles é selvagem demais - rápido, rápido, rápido! Mais compostinho era o som dos Government Issue que (tirando o EP, que é um bocado básico) também estava um bocado à frente do seu tempo. 

Portanto, to wrap this up... a cena de Washington era meio peculiar e mais experimental que outras e isso revelou-se um pouco no tipo de bandas que eles fizeram na segunda vaga de hardcore, mais viradas para o indie ou para o punk rock. Outro disco que sugiro é a compilação Flex Your Head, da Dischord. Tem praticamente todas as bandas importantes daquela altura. Se achares as três capas um bocado esquisitas, não fiques admirado - eles usaram imagens de stock para as fazerem porque saía mais barato. DIY, right?

Espero que isto te ajude e que partas em busca de novas bandas, qualquer coisa que precises, estamos aqui para ti! Grande abraço!

Darby 

Sem comentários:

Enviar um comentário