terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Baú do Congas: For The Glory + Lion of Judah + Killing Frost no Montijo

Um cartaz dá sempre azo a mil histórias, isso é algo que felizmente nunca irá mudar. Quem melhor que o Congas para lembrar de algumas que aconteceram em concertos de For The Glory? Se estiveram lá não se esqueçam de deixar um comentário.


Este cartaz creio que é de 2006. Esta foi a data final de uma das melhores tours de FTG, fomos à Suiça pela primeira vez, o Cláudio fez a sua primeira tour na bateria e tivemos mil e uma histórias para contar. Como das bandeiras no turco na fronteira com a Alemanha, sermos mandados parar com o Miguel a sair a falar à cowboy ao policia francês, etc etc etc...

Esta data em questão foi no boom do hardcore numa pacata cidade a sul to Tejo chamada de Montijo. O esforço colocado em cada data pela malta do Montijo fazia de cada concerto muito especial. O local era um prédio a cair de velho no qual estava localizada a sede do PCP, que apesar de estar conotado a um partido político, emprestavam a sala para que se pudessem realizar concertos, lembro-me de lá ter tocado há uns bons anos com Time X e Renewal, há muuuitos anos atrás! O palco era feito de estrados, tudo com material roubado em obras e afins, pregado pela malta e com uma carpete por cima. Esta noite estava cheio de gente, muito pessoal da terra e muita gente que começou a deslocar-se aos concertos do lado de lá do rio.

O concerto de FTG acabou por ser brutal, tendo em conta a apatia que foi vivida nas bandas antes, Killing Frost na altura seriam talvez o guilty pleasure português, ou então uma banda demasiado à frente em relação ao que se fazia cá na tuga, eles tinham aquele vibe punk hardcore anos 80 com direito a dub e afins, o que não era muito normal na altura em que estávamos. O concerto acabou por ser calminho. Também LOJ foi um set calmo pelo que me recordo, mas sinceramente a minha mente não tem grande noção de como era a banda, soube mais tarde que a banda tinha ou tem membros de Cold World e Trapped Under Ice (espero não estar errado, mas foi o que me foi dito).

O Montijo sempre foi um sitio muito especial para mim em termos de hardcore, desde o primeiro show que lá toquei em 99 ou 2000 com Time X até aos dias de hoje onde já lá organizei várias coisas em conjunto com o Fábio, Filipe, e com toda a turma que era da Our Way e que posteriormente deixou de existir, mas que continuaram a fazer cenas sem nome. O vibe que esta malta colocava nas coisas que organizava era aquele feeling naive, em que tudo o que tinham para dar, eles davam! As bandas ficavam agradecidas e eles ficavam felizes por assim ser, porque realmente é o mais importante. Não interessa o local onde estás a tocar, se o coração estiver no sitio certo, se as pessoas forem ao concerto com o feeling certo de que vão ali presenciar algo único, então será ÚNICO!

Com o passar dos anos o Filipe continua a fazer concertos de forma regular, eu também continuo a fazer concertos de forma regular, continuamos activamente envolvidos com o core e a tentar fazer de forma DIY o que amamos. Tentar ajudar bandas em tour, como foi o caso desta noite para safar uma data aos Lion Of Judah, ou ajudar bandas novas a tocar, essa é e será sempre a ideia por detrás de cada concerto que tento fazer e também é a ideia que a malta da Our Way tinha na altura!

Se por algum motivo eles conseguiram cada vez organizar cenas maiores e mais bem organizadas, foi porque as pessoas responderam ao apelo de aparecerem neste, no de Day of the Dead no mesmo local, no de New Winds também ali naquele pequeno cubiculo onde cabiam umas 100 pessoas, mas que entravam muitas mais que isso, ambiente suado e feeling hardcore a 200%.

Para haver concertos com bandas de fora ou de cá é preciso que as pessoas apareçam para dar aquela mão e disfrutar/conhecer bandas novas! Amanhã espero ver-vos a todos no concerto de Risk It, Besta e Face The Fact. A sala não é a mesma, o ano não é o mesmo, mas o feeling espero que seja... Support Your Local Scene!

Sem comentários:

Enviar um comentário