terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Baú do Congas: No Forgiveness + For The Glory + Black Friday '29 no Porto Rio

Um cartaz dá sempre azo a mil histórias, isso é algo que felizmente nunca irá mudar. Quem melhor que o Congas para lembrar de algumas que aconteceram em concertos de For The Glory? Se estiveram lá não se esqueçam de deixar um comentário.


Sempre que olho para este flyer não consigo deixar de me lembrar do autocarro que foi de Lisboa para o Porto. As 52 pessoas irem de Lisboa para um show no Porto, o caos que foi a viagem, estações de serviço pilhadas a cada paragem. Obviamente que este concerto não foi apenas mais um, este foi dos concertos mais miticos que vi naquele barco (que até há uns anos era a home of hardcore da Invicta). Na altura a cena do Porto não era o que é hoje em dia, talvez porque a única banda da altura que ainda tocava com alguma regularidade seriam os All Against The World e eles tinham uma sonoridade mais punk rock melódica do que propriamente um som agressivo ou pesado. 

Nesta noite tocou uma das bandas que acabou muito precocemente: os No Forgiveness. Estes gajos eram altamente, tinham uma sonoridade mais old school rápido e tocavam uma cover de True Blue, logo aí ganhavam pontos extra, ahah! Depois de terem acabado com No Forgiveness alguns deles formaram uma banda chamada Killing Frost, que ainda deu umas cartadas valentes na cena mais 80s core! O Ricardo, vocalista de No Forgiveness continua envolvido com o core e ainda faz uns shows com a sua On The Attack Booking e, apesar de ser um ferrenho adepto do FC Porto, mantemos uma amizade forte e saudável! Das cenas mais lindas na cena core é que conseguimos ver através das nossas diferenças e criar um laço forte de grande respeito! On Equal... esta banda não era de todo a minha cena, talvez pelo tipo de sonoridade, não sei bem, mas gostava bué da malta da banda e por isso, apesar de nunca ter prestado grande atenção à banda, gostava de os ver a tocar com a malta, tinha sempre um feeling fixe. Já com outra formação eles tocaram o mitico concerto do Club Lua!

Quando For The Glory tocou, aquilo parecia o fim do mundo. Lembro-me de toda a gente estar a curtir de uma maneira que parecia que o barco abanava por todo o lado. Foi deveras interessante ir ao Porto, e penso que esta foi a nossa segunda vez lá - porque a primeira tinha sido em Gaia com os Twenty Inch Burial e The Temple - e ver que a reacção da malta era tão intensa. É claro que ajudou os macacos que vieram de Lisboa, mas aquilo foi possivelmente o boom do hardcore na Invicta. Depois desta data os No Turning Back também foram lá, Justice foi lá... tanta banda que começou a colocar o Porto nas suas tours, e ainda bem que o fazem, porque adoro a cidade e adoro os meus amigos de lá de cima!

O mais curioso deste texto todo, é que os Black Friday '29 não tocaram! Passo a explicar... na altura nem toda a gente tinha GPS ou isso, e a malta de Black Friday enganou-se no caminho e em vez de virem directos para o Porto, começaram a viagem para o sentido inverso, e estavam a ir de Bilbao para Barcelona. Quando repararam no seu erro, colocaram-se na rota certa e seguiram até ao Porto, sempre em contacto via SMS, iam adiantando onde estavam e pela altura que deviam de estar no Porto para tocar ainda estavam na fronteira... O resultado foi mais que previsto: não tocaram e foram-se encontrar com a malta a uma estação de serviço na A1 para seguirmos para Lisboa!

Tenho pena que eles não tenham tocado nessa noite, pois de certeza que iam partir aquilo ao meio. Os Black Friday '29 na altura, a par de bandas como No Turning Back, eram das minhas bandas preferidas, sempre gostei da banda e da forma descontraída como a conduziam. Um exemplo para muitas bandas, uma banda edge que não soava a banda edge e que tocava hardcore bom, com feeling. Tenho tanta pena que apenas tenham voltado a Portugal mais tarde e fora de tempo, pois o facto de não terem visitado Portugal com alguma regularidade fez com que caissem no esquecimento... mas eu não esqueço! Black Friday '29 será para mim uma das melhores banda da Europa de sempre. Ruhrpott Wolfpack!

2 comentários: