quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cinco Às Quintas: Carlos Silva (Shitmouth)

Esta é uma rubrica em que colocaremos à quinta-feira uma pequena entrevista rápida com cinco questões a uma banda.
 


Os Shitmouth são uma banda de malta nova do Porto e Gaia que está a dar os primeiros passos. Não sei muito sobre eles, apenas que vão dar este Sábado o seu primeiro concerto e que, a julgar pelos videos dos ensaios que disponibilizaram no seu blog, ouviram muito Circle Jerks e bandas rápidas dos anos 80. Segue uma pequena entrevista ao Carlos, o baterista, para saber o que a rapaziada tem a dizer sobre a banda. A ter em conta!

Para começar, vamos logo ao que interessa, conta-nos um pouco como é que surgiu a ideia de formar a banda. Até porque não sei muita coisa sobre a tua banda, para além de que não só ouvem coisas bem boas como parecem querer fazer um som bem à antiga, o que é cada vez mais raro, especialmente na malta mais nova.

Bem, eu desde que comecei a ouvir mais a cena punk e hardcore, comecei também a apoiar a cena DIY. E desde que comecei a ouvir mais as cenas tipo Black Flag, Circle Jerks, Negative Approach, não deixando de parte OFF!, porque apesar de serem recentes, continuam com o espirito old school, e essas coisas bonitas dos 80's, senti uma necessidade de formar uma banda nesta onda. Acho que o pessoal de agora da nossa idade se esquece um bocado das origens. Um dia em conversa com o João Borges (vocalista), falei-lhe desta minha ideia, de criar uma banda com este espirito do inicio, e ele curtiu. Quando começaram as aulas, conhecemos o Pedro Santos (guitarrista) que toca guitarra, falámos com ele, e ele alinhou de imediato. Entretanto falei com o meu irmão, Alexandre Silva (baixista), sendo que já tocamos juntos em Destruction Eve, e ele aceitou em ir para o baixo. E assim surgiram os Shitmouth.

Pegando só na questão do som antigo e do desinteresse da malta mais nova por ele. Há bem pouco tempo em conversa com um rapaz essa questão veio ao de cima e posteriormente foi discutida pelo pessoal aí no fórum da cena. Achas que isto deve-se ao quê, este descurar as raízes do hardcore e do punk? Eu fico meio sem saber se é falta de vontade em procurar, se é do géneros musicais de onde esses miúdos são provenientes ou se é apenas um sinal dos tempos. Eu também não "entrei" no hardcore a ouvir Bad Brains ou Circle Jerks, acho que é um gosto que se adquire, mas agora parece que se quer tudo bonitinho e limpinho, tudo bem formatado e o resto é merda.

Agora muito pessoal pensa que o hardcore é apenas alargadores e tatuagens, e ligam muito menos ao significado da música. Na minha opinião há menos cena DIY, as pessoas querem tudo muito bem gravado, com alta qualidade e merdas do género. Acho que se baseia um pouco nos dois factores que mencionaste, a falta de vontade para procurar as ditas raízes, porque arranjam mais facilmente as cenas recentes e portanto cagam nas bases, mas também provém dos géneros musicais a que estão habituados, porque estão habituados a ouvir as cenas recentes e ignoram o resto.

Voltando à banda. O que é que nos podes adiantar sobre o futuro da banda? Deduzo que estejam aí a compor umas malhas para uma demo. Já vi que têm no próximo Sábado o primeiro concerto...fala-me um pouco do que é que os Shitmouth estão a preparar.

Ora bem, ainda estamos no inicio mas começamos muito bem, as ideias estão a fluir de uma maneira estrondosa, sempre com pica para ensaiar e criar novas cenas. De momento temos algumas coisas prontas para apresentar, e estamos a criar ainda mais, visto que ideias é cena que não falta. Estamos a pensar gravar uma Demo, em tape, lá para o inverno, já com algumas cantigas para animar a malta. A nível de concertos, como já disseste, temos a nossa estreia neste sábado, na Casa Viva,vai ser muita festa, e esperamos ter muitas mais oportunidades para demonstrar o nosso valor e a nossa vontade!

Isso é que é preciso, força de vontade para por as coisas a mexer. Vocês escolheram um nome bem forte para a banda. Tem algum significado especial? Foi alguma dica para alguém que andava aí só a dizer merda, ou como é que foi.

O nome pode ser relacionado com o que falámos anteriormente mas também pode ser interpretado como uma critica a sociedade actual, que se queixam de tudo e todos mas não fazem nada para mudar o minimo que seja, simplesmente se contentam com o que têm e limitam-se a mandar umas bocas a ver se chove alguma coisa para o lado deles. Mas a interpretação mais directa que se pode fazer é que simplesmente somos um grupo de 4 rapazes que não escondem aquilo que têm para dizer, simplesmente dizemo-lo e não interessa se chocamos sensibilidades ou outras merdas do género. Um dia estávamos reunidos num intervalo das aulas e a dizer nomes para a banda e surgiu Shitmouth, todos nós curtimos e batia certo com a ideologia da banda por isso assim ficou Shitmouth.

Parece-me bem. Este país realmente está mergulhado num abismo do caralho, e cada vez vejo a tal luz ao fundo do túnel mais distante...O que é mais vos inspira quando estão aí a compor as faixas? Musicalmente já deste algumas dicas, mas ao nivel da escrita, falam do quê? Já agora, e como é a última questão, estás à vontade para fazer aí a promoção que entenderes, dares beijinhos e abraços ou prognosticares a chave vencedora do Euromilhões.

A nível da escrita basicamente é deixar fluir toda a raiva, toda a fúria, tudo aquilo que queremos dizer mas que pelas vias normais não o conseguimos fazer chegar a toda a gente, então através das nossas letras conseguimos atingir um número maior de ouvidos e mentalidades às quais pretendemos passar a nossa mensagem. Temos tudo em http://shitmouth.wordpress.com/, lyrics, vids com as músicas, os eventos!

Desde já agradeço-te imenso este convite para esta entrevista, agradeço também a todas as pessoas que lerem isto e a todas as pessoas que contribuem e apoiam a cena hardcore/punk nacional (e internacional também, mas ouçam o nacional que temos grandes cenas). Deixo também grandes cumprimentos a todos os colaboradores deste blog, pois está espectacular, e que continuem com este fantástico trabalho.

Te lougo, passem todos bem!

1 comentário:

  1. Muito bom mesmo!
    Destruction Eve já é o malhão que é, Shitmouth não ficará atrás :D

    ResponderEliminar