quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Review: Death Will Come + StepBack! + Blackjackers + Never Back Down + The Idyll's End @ Music Hole, Porto



Apesar de o passado domingo ter sido dia de futebol e ressaca de fim-de-semana prolongado, muitos foram os que preencheram o buraco do Music Hole. Também, não seria para menos, pois o Nélson e o Tomás conseguiram sacar da cartola este luxuoso cartaz em que, no espirito do hardcore ser também uma arma de intervenção social, os cabeça de cartaz Death Will Come apresentariam o seu novo EP digital, em que os fundos angariados reverterão para a Hardcore Help Foundation.

Cheguei à praça uma hora mais cedo (com cagufa de ficar à porta) e já se encontrava um número significativo de pessoal na esplanada, a dar umas de letra antes de ir dar duas de braços, e assim ficámos até este chill ter sido interrompido pelo sound check dos The Idyll's End, que foi como uma campaínha do recreio a dar sinal para os putos irem brincar.

O Music Hole é o típico spot onde deste tipo de concertos: é pequenino, palco com altura quase inexistente e um pilar no meio para parar aqueles que excedessem o limite de velocidade de 2-step. E assim, os Idyll's começam a rasgar forte e apesar de o som estar a puxar, não ouve movimento por ai além, talvez porque a maior parte do pessoal ainda estava frio, mas nada impediu de haver uns sing alongs e umas trocas de micro com o público.

Em seguida tocaram os Never Backdown, uma banda vianense que era tudo menos estática, ninguém pode ficar quieto com o vasto leque de música fresca, apesar de eu ter estado na esperança de ouvir uns temas da primeira demo, toda esta pica culminou quando começou a cover de No Turning Back. "Desculpa mas vais ter de partilhar desse microfone e levar com uns marmanjos em cima!"

O ambiente estava do melhor e para fazer uma pausa no 2-step e outras danças ninjas, vieram os BlackJackers, a banda de um dos organizadores do concerto e muito famosa aqui no Norte. Já à muito que tinha curiosidade em ver esta banda. Lá pela falta de 2-step não pensem que foi um concerto parado, muito pelo contrário! Até as ladys se chegaram a frente e aí começou a rambóia, pogo, bailaricos, até comboinho! Houve de tudo e ninguém ficou indiferente ao som trippy destes moços! É a prova que mistura de estilos musicais pode e com certeza dará bons resultados. Jah Jah fez a visita à casa!
 
Voltando às danças de salão mais ligeiras, e ao contrário do que o nome da banda diz, o pessoal chegou-se todo à frente e Step Back! começou a rasgar! Uma das minhas bandas favoritas aqui da tuga tive de começar logo a criar movimento mal a primeira onda sonora chegou ao meu ouvido, com a típica pausa para falar da actualidade nacional (coisa que deveria ser obrigatória em todo o concerto de hardcore na minha opinião). SB! tocaram rápido e variam bem os temas da sua discografia que já começa a ter um tamanho considerável. Estes meninos tão activos e mais fortes que nunca, num espaço de 3 semanas actuaram duas vezes só no Porto.
 
Para finalizar a tarde em grande os DWC fizeram explodir a sala com os seus já clássicos como “death will come” e “the only thing”, alias, se isto já provocou alarido entre o pessoal que assistia, então quando começou a cover de H2O ai é que a sala se tornou uma montanha de corpos em empilhados em cima do microfone, até candeiros voaram! (true story!). Mesmo para mostrar aos H2O que a letra da “what happened” não é assim tão preto no branco. A ultima malha de DWC foi a já famosa cover dos Beastie Boys, onde se instalou o ambiente de festa inerente a este tema, para acabar em grande uma tarde bem passada.

Resta apenas agradecer as bandas pela grande energia que trouxeram num domingo tão molengo e agradecer ao Nelson e ao Tomás pela iniciativa. LESS TALK MORE HELP!


Review feita pelo Bruno Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário