terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Darby Responde #2 - Marcar concertos

Agradecemos a todos - do fundo do nosso coração - a quantidade de cartas, mensagens, emails e telegramas que nos têm sido enviados. Infelizmente não temos tempo para vos responder a todos pessoalmente, de modo que decidimos falar com o nosso buddy Darby, que se disponibilizou de imediato para responder a todas as vossas dúvidas! Semanalmente, a melhor carta - escolhida e respondida pelo Darby - ganha destaque nesta rubrica.


Pessoal, grande trabalho no blog! Descobri-vos através de um amigo aqui do Porto e desde então que não tenho falhado um post. Os meus preferidos são os que vocês entrevistam malta que já aí anda há uns anos, curto tótil das histórias e de pensar como era antes. Para falar verdade, o blog deixou-me com vontade de fazer alguma coisa. Infelizmente não tenho dinheiro para fazer uma editora ou distribuidora (era o que realmente gostava) pois ainda sou estudante, mas estive a pensar e gostava de organizar um concerto com algumas bandas de cá e talvez uma de Lisboa. Que dicas é que me podem dar? Obrigado e continuem o bom trabalho!

Ricardo Melides - Porto

Olá Ricardo! Obrigado pelas palavras e parabéns pela iniciativa, a cena precisa de mais miúdos como tu a quererem ser activos. Afinal de contas, já diziam os Stop And Think: dá o teu melhor e o melhor receberás em troca (em inglês, claro!). Antes de mais tenho que ser o mais honesto contigo possível: marcar concertos é um granda filme. Claro que o sentimento no fim é brutal, mas pode ser uma tarefa muito ingrata. 

A primeira dica que te dou é pensares bem antes de escolheres as bandas. Se for um concerto à tarde, nunca mais de 4 ou 5 bandas, dependendo do estilo de hardcore que tocarem. Se for à noite, 3 ou 4 é mais que suficiente. Uma coisa que não queres é por bandas a mais para o tempo que tens. Mais vale menos bandas e melhores do que um monte de bandas medíocres só para encher cartaz. Não mistures metalcore com hardcore com punk com melódicozinhos. Sim, mistura é fixe open mind e não sei o quê, mas se puderes foca-te num género - a audiência agradece e a qualidade do slam dance também.

Segunda dica: a sala! Parece que não mas a localização da sala é super importante. Escolhe um sítio que seja acessível. Para além disso há o óbvio não marcar uma sala onde cabem 200 pessoas se só vão aparecer menos de 100. Às vezes mais vale uma sala pequena AO BARROTE do que uma grande às moscas - ainda que o número de pessoas seja o mesmo. Vai por mim, quanto mais pequena a sala, melhor! Até porque o aluguer vai ser mais barato e - caso corra mal - o prejuízo é menor. 

O cartaz é SUPER importante. Se não sabes fazer cartazes arranja alguém que te faça um fixe. Afinal de contas, é o produto que estás a vender e queres que chame a atenção. Nem é preciso nada com muito design, desde que os contrastes sejam bons e tenha a informação necessária. Um evento no Facebook também é fixe mas NUNCA te fies nos números que lá aparecem porque vais acabar a chorar. É fixe mas apenas como método de divulgação. Esquece fazer spam, spam, spam. As pessoas sabem ler à primeira...! O ideal é criares o evento e ires pondo vídeos e músicas das bandas que vão tocar, criar assim um mini hype, deixar a malta excitada para o concerto. Não deixes tudo para última da hora, nunca!

Por fim, organizar o material e ter a certeza de que tens tudo o que precisas para não andares a correr no dia do concerto. Quem traz o quê, quem chega a que horas e a que horas as bandas tocam. Não caias no erro de deixar uma banda de abertura tocar tipo 40 minutos. Faz time slots e stage times. Lá por ser um concerto underground, não quer dizer que tenha de ser tudo feito à balda. Bilhetes númerados são um must para saberes quantas pessoas entraram, não te esqueças disso. 

Claro que ainda faltam aí muitas coisas, mas isso já deve dar uma ideia mais ou menos boa daquilo que NÃO deves fazer! Quando decidires dar o passo em frente avisa-nos, que já sabes que teremos gosto em te ajudar com a promoção (se for um concerto fixe, claro! ;). Boa sorte!

Darby

1 comentário: