quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Darby Responde #3 - Straightedge Revenge

Agradecemos a todos - do fundo do nosso coração - a quantidade de cartas, mensagens, emails e telegramas que nos têm sido enviados. Infelizmente não temos tempo para vos responder a todos pessoalmente, de modo que decidimos falar com o nosso buddy Darby, que se disponibilizou de imediato para responder a todas as vossas dúvidas! Semanalmente, a melhor carta - escolhida e respondida pelo Darby - ganha destaque nesta rubrica.


Oi malta, estou a escrever por causa de algo que se passou comigo recentemente e gostava de ter a vossa opinião. Eu no outro dia estava num concerto de hardcore assim mais punk, aqui na Margem Sul, e no meio da roda houve um selvagem que - literalmente - me despejou um copo de cerveja em cima. Eu sei que não foi de propósito mas fiquei mais que doente com isto, até porque é uma autêntica falta de respeito para alguém straightedge. Fiz questão de levar dois X bem grandes nas mãos, uma t-shirt daquelas a dizer It's OK not to drink e uns patches na mochila a dizer várias coisas tipo "Straightedge means I'm better than you" e isso. Como tal, a minha diferença estava bem assinalada e não há desculpa possível para aquele tipo de atitude desrespeitadora.

Até que ponto é que eu devo tolerar este tipo de falta de respeito? Lembro-me sempre da música dos Project X, a Dance Floor Justice - que fala exactamente deste tipo de situação. Acho que ambos concordamos que straightedge é o standard da pureza, não? Porque é que os selvagens hão-de tomar conta do mosh pit e fazerem pouco de nós como se nada fosse? Será que está na altura de lhes mostrar que os "meninos" - como eles nos chamam - não são assim tão meninos?

Alberto Marques - Cova da Piedade

Olá Alberto,

Eu não sei há quanto tempo és straightedge ou vais a concertos de hardcore, mas acho que estás a levar tudo um bocadinho a sério demais. O concerto de hardcore é um espaço para todos, se tens problemas em te misturar com pessoas que são diferentes de ti e sentes necessidade de te diferenciar assim tanto, acho que estás na cena errada. Já ouviste falar em respeito? Ya, claro que a cena da cerveja é fodida, já nos calhou a todos - mas porque não foste para um sítio onde não houvesse malta com copos de cerveja? 

Straightedge não é standard para nada, muito menos para pureza. E claro, também não significa que és melhor que A, B ou C. O que é ser melhor que alguém? Podes ser mais consciente e ter mais respeito pela tua integridade, saúde e pela forma como encaras a sociedade mas isso não faz de ti melhor que ninguém. A música de que falas fala sobre um bêbedo que estava a arruinar um concerto, não um episódio onde um marreco levou um banho de cerveja. São coisas ligeiramente diferentes. 

Honestamente, acho que está na altura é de levares um granda reality check e perceberes que só recebes tanto respeito como aquele que distribuis. Se andas armado em Capitão Straightedge, o mais provável é ou daqui a uns anos já teres bazado para outra ou acabares a levar nos cornos de alguém que não vai ter paciência para te aturar. Vicissitudes da vida. Mas a sério, abre a pestana. Punks, bêbedos, straights... whatever. Somos todos iguais. Preocupa-te mais com aquilo que és e fazes do que com aquilo que os outros são ou fazem - mesmo que isso afecte o teu espacinho straightedge onde te achas um ser superior. Tasse? Relaxa um pouco e vive a vida devagar, vais ver que vale a pena.

Darby

1 comentário:

  1. morri! LOLOL

    "não um episódio onde um marreco levou um banho de cerveja" ahahahahahah

    ResponderEliminar