terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Baú do Congas: The Concilium Hardcore Fest 2003

Um cartaz dá sempre azo a mil histórias, isso é algo que felizmente nunca irá mudar. Quem melhor que o Congas para lembrar de algumas que aconteceram em concertos de For The Glory? Se estiveram lá não se esqueçam de deixar um comentário.


Este poster representa o ínicio, o big bang... e iria marcar os anos seguintes da minha vida, até aos dias de hoje, em que escrevo este texto. Olho para este cartaz e penso que passados 9 anos, somos a única banda que ainda toca. Talvez os Blacksunrise ainda toquem, mas depois de tanta transformação não há banda que resista.

Concerto organizado pelo Kizomba e que tinha o intuito de trazer a Portugal os Confronto, mas isso foi algo que não aconteceu, pois a banda cancelou a data. Uma sociedade Joaquim Xavier Pinheiro aka Campo Grande cheia, cartaz com uma das minhas bandas preferidas de sempre, Omited Grass Reaction, e outras tantas bandas de vários estilos que proliferavam na altura.
 

End Of Hope eram de Quarteira, tinham o Romão e o Chucky. Impossível esquecer o Mosh Romão. Há a cena hardcore pré-Mosh Romão e pós-Mosh Romão. A sonoridade da banda era mais metaleira, assim virada para uns Dead Blue Sky. Mushin era a banda do Sérginho do Cacém que depois foi o primeiro vocalista de Men Eater. Eu sinceramene não gostava da banda, não tinha nada que me atraisse. Foi nesta altura que houve um género de boom do screamo (o verdadeiro), e então começou tudo a fritar o miolo, hahaha!!

BSR era o guilty pleasure de vários miúdos do core. A sonoridade da banda era metal, o feeling era metalcore belga, o som mesmo em si era ripado dos Black Dahlia com vários toques de At The Gates. Tocavam uma cover de Congress e isso era motivo de mosh pesado! Omited Grass Reaction foi e será sempre uma banda que me marcou por tudo o que representavam na zona onde morei durante anos. Por ver salas cheias a cantar as músicas desta banda, por ter visto concertos deles como trio ou com dois vocalistas como foi uns anos mais tarde. Foi neste concerto de OGR que as cenas esquentaram. Mas já lá vamos...

FTG deu o primeiro concerto neste dia de Verão, de cortinas fechadas. Eu estava bem nervoso, seria a primeira vez que iria tocar ao vivo com esta banda, e apesar de todos nós já termos tido outras bandas antes, para mim esta seria a banda que iria mudar a minha vida em muita coisa. Instrumentos quase maior que nós, quase 10 anos mais novos! Começámos a partir brita e foi curioso como todas as pessoas já sabiam as letras da nossa demo.
 

A demo tinha sido gravado umas semanas antes, mas eu e o meu amigão André (um dos donos aqui deste blog) já andávamos em vários shows a vender e a promover a banda. FTG sempre tentou fazer tudo by the book, se um bom remate de cabeça à boca da baliza é de cima para baixo, também uma banda tem de ser feita e pensada como deve ser. Começar com demo, 7", cd  e por aí fora!!! Foi o que fizémos e estou grato por termos seguido esse caminho.

Durante o set de OGR rebentou uma confusão com uma malta que estava numa onda meio agressiva para lá e foi o fim do Mundo em cuecas. Pessoal a bazar a correr da sala, garrafas partidas, apedrejamentos em autocarros que passavam, garrafas a voar pela avenida fora... tirou-se o backline bem rápido e em questão de segundos a sala ficou limpa. Eu, o Kizz, o André e o Miguel Gémeo fomos os últimos arrancar, fechar tudo saltar no carro quase em andamento, quando vinha uma turma de malta ali dos bairros à volta cheios de truques para arranjar mais confusão.

Escusado será dizer que o Clube fechou e durante anos não deixaram que se realizássem concertos por lá.
Olhando para trás, e vendo os videos daquele concerto, fico contente e feliz por termos tido um primeiro concerto como aquele. Ver tanta gente a receber de forma entusiasta a banda, com tanto carinho e especialmente um sentimento de surpresa, porque apesar de todos nós na altura já estarmos envolvidos em bandas como Criminal Waste, Twentyinchburial, What Went Wrong e Endless Road, esta banda veio com uma agressividade musical que muitos não estariam à espera.

Naqueles tempos tudo era simples, tudo era mágico. A todos os que estiveram lá, todos os que continuam, aos novos que apareceram pelo caminho, OBRIGADO por fazerem parte de algo tão importante na nossa vida.

7 comentários:

  1. eish, que filme. essa sala está, definitivamente, "assombrada".

    ResponderEliminar
  2. Das melhores recordaçoes de um concerto que tenho! Faltou falar do churrasco veggie que se fez antes dos shows eheheh Parecia mesmo que era a despedida dessa grande sala!

    ResponderEliminar
  3. Para cima de 350 pessoas nesse dia (o ultimo bilhete ia no 300 quando se começou a tirar bilhetes de baixo ahahah), metade delas só soube que Confronto não tocava quando chegaram à venue.
    Concordaram todos em pagar o mesmo preço, porque arrisco a dizer que 99% estava lá era para ver a nova banda "allstar" do hardcore português. (Dizia-se que tinha muitas influencias de Terror, e nessa altura valia ouro)
    Foi um dia perfeito de Hardcore, BB, Show, Mosh, Porrada e matar uma sala. ahah.
    End of Hope era horrivel, e tanto BSR como FTG foi os inferno na terra (devia estar uns 45º dentro daquela sala fdx)

    ResponderEliminar
  4. esse concerto foi bue fixe! os concertos de mushin eram bem fixes. emo pop do lux.. n me lembro de end of hope e nunca tive paciencia para bsr! o concerto de ftg foi bem fixe! malta a cantar os sons, bue dives. foi fixe! confesso que achei bem melhor ao vivo do q tinha ouvido da demo! trabalharam bem a criar o hype da all star band! :P
    mas ya o que me levou ao campo grande ate foi ogr, que tb smp foram das minhas bandas favoritas de hc na tuga e das que mais me marcaram! esse show vai ficar smp marcado! lembro.me bue bem de uma litra a voar para o outro lado da rua e partir-se na janela de um bus q ia a passar!
    ahah e confesso q n conhecia confronto (metaladas nca foi o meu forte) por isso caguei bem no facto da banda n ter vindo... uns anos depois ate os cheguei a ver num barracao qqer em setubal.

    ResponderEliminar
  5. Na intro levei logo um soquete do Diogo na roda e fui sangrar do nariz para a casa de banho, ahah. Bom pit nesse dia. Concerto brutal. Lembro-me perfeitamente da garrafa que o Luís fala, PESADO!

    ResponderEliminar
  6. os ultimos a sair fui eu e o lx(baixo de usntable na altura) ..levamos com o ppl dos bairros...claro q na boa onda...mas iamos morrendo ...a mocada começou com ppl de loures devido a certo ppl n perceber o estilo de dança que começou em ny com bandas q idolatram mas pronto.. mas de resto foi a crew da ms q pegou a meio a mocada ...daí voar as garrafas etc...

    ResponderEliminar